Que medida tem que se fazer para cortar o cordão umbilical?
Índice
- Que medida tem que se fazer para cortar o cordão umbilical?
- Quanto tempo o cordão parar de pulsar?
- O que é clampeamento tardio?
- Como era cortado o cordão umbilical antigamente?
- O que significa o pai cortar o cordão umbilical?
- Por que o cordão umbilical pode trazer algum problema?
- Como cortar o cordão umbilical após o nascimento do bebê?
- Qual a diretrizes sobre corte do cordão umbilical?
- Como cortar o cordão?
Que medida tem que se fazer para cortar o cordão umbilical?
O cordão umbilical deverá ser cortado entre as ligaduras com uma tesoura limpa e se possível esterilizada. A margem de segurança para o corte serve para que os profissionais da saúde possam realizar o procedimento da maneira mais correta possível dentro de um ambiente seguro e estéril, como o hospital.
Quanto tempo o cordão parar de pulsar?
Quanto tempo deve se deixar o cordão pulsando antes de cortar? O ideal é que se espere e deixe que pare naturalmente de pulsar, e isto pode levar de 2 a 8 minutos pulsando. Mas a gente vê pelos estudos que, quando se deixa pelo menos 1 minuto pulsando, já traz os mesmos benefícios que a gente falou aqui para o bebê.
O que é clampeamento tardio?
O clampeamento tardio permite que parte do sangue contido no cordão umbilical e na placenta volte ao bebê. Alguns grupos esperam que o cordão deixe de “pulsar” para efetuarem o clampeamento e o corte do mesmo.
Como era cortado o cordão umbilical antigamente?
Como o cordão umbilical humano era cortado milhões de anos atrás? Lamento profundamente dizer isso, Gabi, mas a coisa era arrancada no dente mesmo. Nhac! Algumas culturas mais sofisticadas até usavam pedras afiadas, o que livrou paleo-obstetras de saborear restos de placenta com líquido amniótico.
O que significa o pai cortar o cordão umbilical?
Para o pai, o corte do cordão é um ganho porque o bebé se desliga biologicamente da mãe, ligando-se a ele fisicamente pela primeira vez. “Pela primeira vez, o bebé desliga-se biologicamente da mãe e liga-se fisicamente ao pai, a carga emocional é imensa”, explica a investigadora.
Por que o cordão umbilical pode trazer algum problema?
- Em alguns bebês o cordão umbilical pode ter apenas 2 vasos (uma artéria e uma veia). Essa condição é chamada de artéria umbilical única e na maioria das vezes não tem nenhuma implicação para a gestação. Existe também o mito de que o cordão enrolado no pescoço do bebê poderia trazer algum problema.
Como cortar o cordão umbilical após o nascimento do bebê?
- A espera para cortar o cordão umbilical após o nascimento do bebê pode ser benéfica para a criança. Esses breves momentos proporcionam um fornecimento extra de sangue, assim como de ferro e hemoglobina. Então, como se deve proceder? Em um parto, o mais comum é que o cordão umbilical seja cortado após o nascimento do bebê.
Qual a diretrizes sobre corte do cordão umbilical?
- Essa semana, médidos do American College of Obstetricians and Gynecologists (ACGO), órgão norte-americano equivalente à Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), lançaram nova diretrizes sobre o corte do cordão umbilical.
Como cortar o cordão?
- Cortar o cordão é um procedimento simples que requer: Uma solução antibacteriana. Luvas cirúrgicas estéreis, se possível. Algodão limpo ou (de preferência) gaze estéril. Uma pinça estéril ou uma cinta umbilical de tecido. Uma faca afiada estéril ou tesoura estéril.