adplus-dvertising

Como processar um agiota?

Índice

Como processar um agiota?

Como processar um agiota?

Primeiramente, você deve fazer uma denúncia em um posto policial próximo de você, e depois proceder para um órgão de defesa ao consumidor. Existe também a ANDIF (ou Instituto Nacional de Defesa ao Consumidor do Sistema Financeiro), que recolhe denúncias contra esse tipo de prática.

Como se livrar de um agiota?

Se você não conseguir negociar as taxas de juros das dívidas com agiotas, pode tentar emprestar dinheiro a juros mais baixos de outra fonte. Por exemplo, se você paga sua dívida a 15% ao mês ao agiota, pode quitá-la emprestando a mesma quantia por 10% ao mês.

Como é fechado o empréstimo com agiota?

  • O empréstimo com agiota é fechado por um acordo verbal, sem a assinatura de contrato. Como não pode cobrar a dívida na justiça, eles costumam pedir itens de valor (joias, imóveis e carros, entre outros) como garantia de pagamento. Se a pessoa não conseguir pagar a dívida, esses bens podem ser confiscados (obviamente, de forma não autorizada).

Quais são os alvos dos agiotas?

  • Os principais alvos dos agiotas são pessoas que estão endividadas e que normalmente precisam de quantias grandes de dinheiro, para atender a alguma necessidade urgente. Essas pessoas, por estarem com nome sujo, possuem grande dificuldade para obter crédito de forma legal nos bancos e instituições financeiras legalizadas.

Será que os agiotas cobram valores muito acima dos permitidos?

  • Os agiotas, no entanto, cobram valores muito acima dos permitidos. Fuja dos juros agiota! Como já foi dito, os agiotas não estão sujeitos a nenhuma norma ou fiscalização e impõem as regras que quiserem.

Quais os juros cobrados por agiotas?

  • Os juros cobrados por agiotas podem chegar a 20, 40 e 50% ao mês! Em alguns casos os agiotas podem cobrar até mesmo um juro de 100% ao mês. Ou seja, você tem que pagar o dobro do que pegou emprestado. Esse tipo de juros pode dificultar muito para a pessoa que pegou o dinheiro emprestado na hora de devolver.

Postagens relacionadas: