O que acontece quando se perde um rim?
O que acontece quando se perde um rim?
Em geral, quem nasce com apenas um rim saudável ou tem um deles retirado ainda na infância não enfrenta problemas no curto prazo. Isso porque o rim restante cresce mais rápido e se torna maior do que um rim comum, um fênomeno conhecido como "crescimento compensatório" ou "crescimento regenerativo".
Quem nasce com um rim só?
A pessoa pode ter nascido com apenas um rim, uma condição conhecida como agenesia renal. Isso é mais comum entre homens, segundo o instituto de pesquisa Kidney Research, do Reino Unido. Também é possível nascer com ambos os rins, mas apenas um deles funciona.
Quanto tempo vive uma pessoa com um rim só?
Eles foram projetados para trabalhar em conjunto --por isso temos dois deles--, mas muita gente passa a vida inteira ou muitos anos com um rim apenas. O rei do futebol, Pelé, por exemplo, vive há mais de 40 anos com um único rim devido a uma lesão sofrida no tempo em que jogava bola.
Por que as pessoas têm apenas um rim?
- As pessoas que têm apenas um rim podem ter uma vida normal e ser igualmente saudáveis como aquelas que têm dois rins, mas para isso é importante ter alguns cuidados: Evitar desportos violentos, como karatê, rúgbi ou futebol, por exemplo que podem causar lesões no rim;
Quanto maior é o tamanho de um rim?
- Isso porque ele naturalmente aumenta de tamanho para assumir a função daquele que foi removido. O rim normal mede de 9 cm a 12 cm, em média. Em uma pessoa que por algum motivo precisou retirar um deles, o outro pode alcançar até 15 cm devido a esse crescimento compensatório. A função renal pode chegar a 80% com um rim único.
Quais são os efeitos dos RIMS na infância?
- Mas foram observados efeitos ao longo de um período maior de tempo entre aqueles que nasceram com um rim apenas ou tiveram um deles retirado na infância. É possível sofrer uma pequena perda de função renal, o que não afeta muito a expectativa de vida.