adplus-dvertising

O que fazer quando vence o contrato de aluguel?

Índice

O que fazer quando vence o contrato de aluguel?

O que fazer quando vence o contrato de aluguel?

Depois de vencido o contrato, há um prazo para deixar o imóvel, caso o proprietário assim exija. Pela Lei do Inquilinato, o morador tem 30 dias para entregá-lo, após receber a notificação do dono.

Quando o inquilino sai depois de vencer o contrato?

O Prazo mínimo concedido em lei para desocupação do imóvel, terminado o contrato, é de 30 dias. De acordo com a Lei, o proprietário tem o direito de pedir o imóvel durante ou após a vigência do contrato, ou seja, a qualquer momento.

Quando vence contrato de aluguel Quais os meus direitos?

Devolução do imóvel a qualquer tempo A manutenção da locação durante o prazo estipulado no contrato é um direito do locatário. O proprietário só pode reaver o imóvel durante a vigência do contrato se houver acordo com o inquilino nesse sentido ou se surgir alguma situação que justifique uma ação de despejo.

Quanto tempo tenho para sair do imóvel alugado?

30 dias A solicitação de saída deve ser formalizada por meio do “pedido de desocupação de imóvel alugado”. Trata-se de um documento com a finalidade de notificação. A partir do momento em que o inquilino receber esse aviso, ele tem até 30 dias para deixar o endereço.

Quais são os direitos de quem mora de aluguel?

Deveres e direitos do inquilino

  • pagar pontualmente o aluguel na forma e no prazo convencionados;
  • cuidar do imóvel como se fosse seu, realizando reparações provenientes de mau uso por ele provocados;
  • reparar os danos causados durante sua ocupação no imóvel antes de entregar as chaves;

Quando renovar contrato de aluguel?

Segundo a Lei do Inquilinato, a renovação do contrato pode ocorrer pelo mesmo período do acerto original e terá validade desde que o inquilino não oficialize, pelo menos, 30 dias antes do final do acordo, seu desejo de devolver o imóvel.

Como funciona o contrato de aluguel?

  • Funciona assim: o inquilino deposita uma quantia em dinheiro — que, legalmente, não pode ultrapassar o valor de três meses de aluguel — em uma poupança autorizada pelo Poder Público. No fim do contrato, o locatário pode resgatar o valor e todos os seus rendimentos.

Qual o acréscimo do contrato de aluguel?

  • Se o aluguel ou outros encargos previstos no contrato não forem pagos até a data de vencimento, haverá o acréscimos, como correção monetária, multa e juros moratórios. O contrato deverá prever cada um desses encargos de mora, ou seja, o índice de correção monetária, a taxa de juros e o valor da multa.

Por que o fechamento correto do contrato de aluguel?

  • Isso faz com que muitas dúvidas apareçam e, consequentemente, pode comprometer o fechamento correto de um contrato de aluguel. Em 2010, a lei foi reformulada e passou por alterações. A partir disso, entrou em vigor a nova lei de nº 12.112, que incorporou novos pontos e atualizou situações que foram surgindo na sociedade com o passar dos anos.

Por que não há contrato de locação?

  • Não há. Confiando num acordo verbal que garantia a manutenção do valor do aluguel e na afirmação dos corretores de que a renovação não era necessária, os inquilinos daquela vila não atualizaram seus contratos de locação. Apesar de soar inusitado, o episódio é bastante comum.

Postagens relacionadas: