Quais as consequências da falta de fechamento adequado do tubo neural?
Índice
- Quais as consequências da falta de fechamento adequado do tubo neural?
- O que ocorre se a porção cranial do tubo neural não se fechar?
- O que são defeitos do tubo neural e seus fatores ambientais?
- Quais são as regiões da coluna podem ocorrer o defeito neural?
- O que é tubo neural do feto?
- Como ocorre o defeito do tubo neural?
- Qual a origem do tubo neural?
- Qual a causa dos defeitos do tubo neural?
- Como Prevenir a má formação do tubo neural?
- Como fazer o diagnóstico do tubo neural?

Quais as consequências da falta de fechamento adequado do tubo neural?
Os defeitos do tubo neural são um tipo específico de defeito congênito do cérebro, da coluna vertebral e/ou da medula espinhal. Os defeitos do tubo neural podem causar lesões nervosas, dificuldades de aprendizagem, paralisia e morte.
O que ocorre se a porção cranial do tubo neural não se fechar?
A anencefalia ocorre quando não há fechamento adequado do tubo neural na cabeça. O resultado é falta de desenvolvimento de parte do cérebro e do crânio, causando morte do feto ou algumas horas após o nascimento.
O que são defeitos do tubo neural e seus fatores ambientais?
Os defeitos do tubo neural consistem em um espectro de distúrbios que podem afetar o cérebro ou a medula espinhal. Eles são causados pela interação de fatores genéticos e ambientais e podem ser prevenidos com suplementação de folato.
Quais são as regiões da coluna podem ocorrer o defeito neural?
Os defeitos do tubo neural são a segunda malformação congênita mais frequente depois dos defeitos cardíacos. A espinha aberta ocorre mais frequentemente na região da coluna lombar e no sacro do que na coluna torácica e cervical.
O que é tubo neural do feto?
O tubo neural é uma estrutura do embrião que será responsável pela formação do sistema nervoso central.
Como ocorre o defeito do tubo neural?
Os defeitos do fechamento do tubo neural (DFTN) são malformações congênitas freqüentes que ocorrem devido a uma falha no fechamento adequado do tubo neural embrionário, durante a quarta semana de embriogênese1,2. Apresentam um espectro clínico variável, sendo os mais comuns a anencefalia e a espinha bífida3.
Qual a origem do tubo neural?
- O tubo neural é a estrutura embrionária que dará origem ao cérebro e à medula espinhal . Durante a gestação humana, o tubo neural dá origem a três vesículas: romboencéfalo. mesencéfalo. prosencéfalo. A formação do tubo neural é o resultado da invaginação da ectoderme que se segue à gastrulação.
Qual a causa dos defeitos do tubo neural?
- Existem muitas causas para os defeitos do tubo neural. A deficiência de uma vitamina B, folato durante a gestação é um fator significativo. Fatores genéticos e a utilização de determinados medicamentos durante a gestação (por exemplo, valproato) podem aumentar a probabilidade de ocorrer defeitos do tubo neural.
Como Prevenir a má formação do tubo neural?
- Como Prevenir a Má Formação do Tubo Neural? Felizmente há como prevenir problema na má formação do tubo neural. Ingestão de vitaminas comuns como o ácido fólico fará total diferença. O ácido fólico age no organismo materno colaborando para fabricação de enzimas (moléculas de hemoglobinas) que potencializam a boa formação fetal.
Como fazer o diagnóstico do tubo neural?
- Os defeitos do tubo neural podem causar lesões nervosas, dificuldades de aprendizagem, paralisia e morte. O diagnóstico pode ser feito antes do nascimento e se baseia em um exame de sangue, exame do líquido amniótico ou um ultrassom. Após o nascimento, os médicos fazem um exame físico e podem fazer outros exames de imagem.