Qual é o trauma que não é possível ser visto através do exame radiográfico?
Índice
- Qual é o trauma que não é possível ser visto através do exame radiográfico?
- Que técnica radiográfica é a mais indicada para saber se houve contato do dente Intruído com o germe do sucessor permanente?
- Porque faz mal usar palito de dente?
- O que causa os dentes tortos?
- Qual o tipo de trauma e causa mais comuns na dentição decídua?
- Como o trauma dentário pode impedir a irrupção do dente sucessor?
- Quais os tipos de traumatismo Dentario?
- O que é recomendado para o teste pulpar de dentes que sofreram traumatismos?
- Quem usa aparelho pode usar palito de dente?
- Como deve ser avaliado o dente quebrado na raiz?
- Por que o dente foi quebrado e virou raiz residual?
- Quando ocorre a fratura na raiz do dente?
- Como resolver o problema do dente quebrado?

Qual é o trauma que não é possível ser visto através do exame radiográfico?
O exame radiográfico tem de ser realizado sempre que há relato de traumatismo dentário, porém trincas de esmalte não são visíveis em radiografias periapicais; b. Tratamento: fluorterapia; c.
Que técnica radiográfica é a mais indicada para saber se houve contato do dente Intruído com o germe do sucessor permanente?
A técnica lateral também pode ser necessária para verificar a relação do ápice radicular com a cortical óssea e, no caso de dentes decíduos intruídos, para verificar esta relação com o germe do dente permanente.
Porque faz mal usar palito de dente?
O palito, por não ser realmente desenvolvido para fazer a limpeza entre os dentes, possui uma ponta muito fina e pontiaguda, o que pode causar perfurações ou pequenas feridas na gengiva. Ação que, além de provocar dor e desconforto, se torna uma porta de entrada para bactérias, podendo ocasionar em infecções.
O que causa os dentes tortos?
O desenvolvimentos de hábitos parafuncionais, como chupar o dedo, roer uma tampa de caneta ou topo de um lápis, roer as unhas, excesso de pressão da língua contra os dentes e o uso prolongado da chupeta no bebé, entre outros, também originam situações de desalinhamento dentário que pode variar desde pequenos ...
Qual o tipo de trauma e causa mais comuns na dentição decídua?
Em relação ao tipo de traumatismo na dentição decídua, o mais comum é queda da própria altura, que chega a 80% dos casos. Das crianças entre 1 e 3 anos, 11 a 30% têm algum trauma dental, sem diferenciação entre meninos e meninas.
Como o trauma dentário pode impedir a irrupção do dente sucessor?
Para evitar tais transtornos, deve-se indicar a ulotomia (ver figura abaixo), procedimento cirúrgico que consiste na exérese do tecido gengival que reveste a face incisal ou oclusal da coroa dentária de um dente decíduo ou permanente não irrompido, de forma a lhe permitir um caminho livre para ocupar a sua posição ...
Quais os tipos de traumatismo Dentario?
Bibliografia Selecionada
Classificação | Conceito |
---|---|
Concussão | Traumatismo de pequena intensidade sobre os tecidos de sustentação dentária, sem alterar a posição ou provocar mobilidade dentária. |
Subluxação | Traumatismo de intensidade moderada nos tecidos de sustentação, que determina mobilidade dentária sem mudança de posição. |
O que é recomendado para o teste pulpar de dentes que sofreram traumatismos?
Pode lançar mão de métodos não convencionais para diagnóstico das condições pulpares, tais como a percussão, a palpação, a mobilidade dental, a mudança de cor coronária, os testes de sensibilidade pulpar e as radiografias periapicais.
Quem usa aparelho pode usar palito de dente?
Deve-se sempre utilizar o fio dental e nunca palitos de dentes, pois eles podem danificar o aparelho ortodôntico e causar ferimentos na gengiva.
Como deve ser avaliado o dente quebrado na raiz?
- O dente quebrado na raiz deve ser avaliado imediatamente para se evitar uma série de problemas. Uma raiz pode quebrar não apenas por uma pancada. Dentes que possuem pinos intra radiculares, dentes com tratamento de canal ou amplamente restaurados devem sempre ser avaliados.
Por que o dente foi quebrado e virou raiz residual?
- O dente foi se quebrando e virou uma raiz residual sem mesmo ter tido cárie ou alguém ter tentado arrancar. Essas são as causas mais comuns e se você faz exames periódicos com um dentista, essa raiz residual vai ser facilmente identificada e o dentista vai poder fazer o tratamento.
Quando ocorre a fratura na raiz do dente?
- A fratura na raiz do dente normalmente acontece após um trauma, acidente, mastigação de alimento ou objeto muito duro, agressão física, queda ou em decorrência da fragilidade de tratamento de canal mal sucedido. Meu dente quebrou, terei que fazer um implante dentário ?
Como resolver o problema do dente quebrado?
- Independentemente da causa, dente quebrado tem conserto e a melhor coisa a fazer nessa situação é procurar um dentista. Para tirar as dúvidas sobre esse assunto tão delicado, apresentaremos as alternativas para resolvê-lo de forma efetiva.