Quando uma pupila está dilatada e a outra contraída?
Índice
- Quando uma pupila está dilatada e a outra contraída?
- O que significa quando a pupila está dilatada?
- Como saber que a pupila está dilatada?
- É normal ter a pupila dilatada?
- O que fazer para diminuir a dilatação da pupila?
- Que situações podem levar à dilatação das pupilas?
- Quando a pupila dilatada retorna ao normal?
- Será que a pupila dilatada é grave?
- Será que a pupila dilatada pode indicar um tumor cerebral?

Quando uma pupila está dilatada e a outra contraída?
Anisocoria é um termo médico utilizado para descrever quando as pupilas apresentam tamanhos diferentes, existindo uma que está mais dilatada que a outra. A anisocoria em si não causa sintomas, mas o que pode estar na origem dela pode gerar sintomas, como sensibilidade à luz, dor ou visão embaçada.
O que significa quando a pupila está dilatada?
A pupila dilatada também pode indicar um tumor cerebral. O uso de drogas causa alterações no cérebro, uma das reações mais evidentes é a alteração das pupilas. Anfetamina, LSD e cocaína causam a dilatação das pupilas, enquanto que drogas derivadas de ópio e o consumo de álcool fazem com que as pupilas se contraiam.
Como saber que a pupila está dilatada?
Para saber se a sua pupila está dilatada, basta notar se você sente incômodo ao se expor a luz natural, de forte intensidade (como a luz solar). Este teste é uma das formas mais rápidas de saber, já que devido a dilatação das pupilas nossos olhos ficam muito sensíveis à exposição à luz solar.
É normal ter a pupila dilatada?
A pupila pode dilatar em diversas situações, sendo, na maioria das vezes, completamente normal.
O que fazer para diminuir a dilatação da pupila?
Quais são os efeitos colaterais da dilatação de pupilas? Os principais efeitos são fotofobia (sensibilidade à luz) e dificuldade de visão (principalmente para perto). Esses dois sintomas desaparecem gradualmente. Usar óculos escuros após o exame oftalmológico ajuda a diminuir o desconforto.
Que situações podem levar à dilatação das pupilas?
- Algumas situações que podem levar à dilatação das pupilas são: Uso de colírios, especialmente os utilizados para fazer os exames oftalmológicos, que são utilizados justamente para dilatar as pupilas e permitir a visualização do fundo do olho. Saiba mais sobre o exame oftalmológico;
Quando a pupila dilatada retorna ao normal?
- A pupila dilatada, cujo nome técnico é midríase, normalmente não representa grandes problemas, sendo apenas situacional e voltando ao normal pouco tempo depois. No entanto, quando as pupilas demoram para voltar ao normal, possuem tamanhos diferentes ou não reagem a estímulos luminosos, ...
Será que a pupila dilatada é grave?
- Caso não haja reação, permaneçam dilatadas ou tenham tamanhos diferentes, pode significar traumatismo craniano ou aumento da pressão intracraniana, por exemplo. A pupila dilatada normalmente não é grave, não necessitando de tratamento.
Será que a pupila dilatada pode indicar um tumor cerebral?
- Mas se não reagirem, ou estiverem dilatadas ou ainda com tamanhos diferentes, há algo errado. É provável que a pessoa tenha sofrido um traumatismo craniano, um aneurisma ou talvez a pressão intracraniana tenha aumentado. A pupila dilatada também pode indicar um tumor cerebral.