O que acontece quando se atritam dois corpos explique?
Índice
- O que acontece quando se atritam dois corpos explique?
- Quando dois corpos são Atritados o que eletrizou E o que foi eletrizado ficam com cargas de sinais?
- Qual consequência é possível verificar ao atritar os dois livros?
- Por que os corpos podem ficar eletrizados?
- Como fica o sinal de corpos eletrizados por atrito?
- Como saber se o corpo ganhou ou perdeu elétrons?
- Qual dos dois corpos ficará eletrizado positivamente e negativamente?
- Qual a necessidade do contato físico entre os corpos?
- Por que dois corpos ficam eletrizados?
- Quando ocorre a eletrização de corpos neutros?
- Como ocorre a transferência elétrica de um corpo para outro?

O que acontece quando se atritam dois corpos explique?
Quando dois materiais de composição diferente são atritados, um irá perder elétrons para o outro. A esse processo dá-se o nome de eletrização por atrito. Os processos de eletrização consistem em gerar um desequilíbrio no número de prótons e elétrons de um corpo qualquer.
Quando dois corpos são Atritados o que eletrizou E o que foi eletrizado ficam com cargas de sinais?
Quando partículas estão eletrizadas com cargas de sinais iguais, se repelem. Quando dois corpos inicialmente neutros são atritados, se eletrizam e, em virtude do atrito ocasionado, um corpo ficará com carga positiva e o outro com carga negativa.
Qual consequência é possível verificar ao atritar os dois livros?
Ao serem atritados, dois corpos neutros, de materiais diferentes, tornam-se eletrizados com cargas opostas, devido ao princípio de conservação das cargas elétricas.
Por que os corpos podem ficar eletrizados?
Um corpo estará eletrizado positivamente ou com cargas positivas quando estiver com "falta de elétrons" - o número total de prótons supera o de elétrons e, assim, o corpo fica com carga positiva. Um corpo estará eletrizado negativamente ou com cargas negativas quando ele apresentar "excesso de elétrons".
Como fica o sinal de corpos eletrizados por atrito?
Na eletrização por atrito, quando inicialmente neutros, um deles ficará com carga positiva e o outro com carga negativa. Na eletrização por contato, um eletrizado e outro neutro, inicialmente, o corpo neutro vai adquirir a mesma carga do corpo eletrizado.
Como saber se o corpo ganhou ou perdeu elétrons?
É importante dizer que um corpo nunca perde ou ganha prótons. Isso porque os prótons estão localizados na parte central, ou seja, no núcleo do átomo. Quando um corpo tem excesso de elétrons dizemos que ele ganhou elétrons. Mas quando o corpo tem excesso de prótons dizemos que ele perdeu elétrons.
Qual dos dois corpos ficará eletrizado positivamente e negativamente?
Dois corpos só ficam positivos quando eles obtiverem um número de prótons(positivos) maior do que o número de elétrons(negativos) e nenhum dos dois corpos ficam eletrizados negativamentes por que eles possuem um numero menor de elétrons em relação aos prótons.
Qual a necessidade do contato físico entre os corpos?
- Na eletrização por atrito e por contato, há obrigatoriamente a necessidade do contato físico entre os corpos. Na eletrização por indução isso já não é necessário e é por isso que esse processo recebe esse nome. Considere três condutores, um carregado eletricamente e ou outros dois neutros e encostados um no outro.
Por que dois corpos ficam eletrizados?
- Quando atritamos dois corpos, o cabelo e um canudinho, por exemplo, um deles fica eletrizado positivamente e o outro eletrizado negativamente, mas qual a explicação para esse acontecimento? Muitos cientistas formularam teorias na tentativa de explicar esse fato.
Quando ocorre a eletrização de corpos neutros?
- Quando dois corpos (um eletrizado e outro inicialmente neutro) entram em contato, o corpo neutro fica com a mesma carga do eletrizado. É quando a eletrização de um corpo inicialmente neutro (induzido) acontece por simples aproximação de um corpo carregado (indutor), sem que haja contato entre os corpos.
Como ocorre a transferência elétrica de um corpo para outro?
- Assim como ocorre com a massa, a carga elétrica também não é criada ou destruída, mas apenas transferida de um corpo para outro. As formas pelas quais podemos ter essa transferência resumem-se basicamente em três: o atrito, o contato e a indução. Quando dois corpos são atritados, pode ocorrer a passagem de elétrons de um corpo para outro.