O que causa bile espessa?
Índice
- O que causa bile espessa?
- O que é colecistite Litiásica?
- Quais os sintomas de vesícula infeccionada?
- O que pode comer quem tem lama na vesícula?
- Quais os riscos da colecistite?
- Como saber se é uma crise de vesícula?
- Qual o sinal de que a bile não está fazendo a digestão?
- Por que a bile ajuda no processo digestivo?
- Como ocorre a concentração da bile na vesícula?
- Qual o medicamento mais indicado para a reabsorção da bile?

O que causa bile espessa?
A lama biliar, também conhecida como barro biliar ou areia na vesícula, surge quando a vesícula biliar não consegue esvaziar completamente a bile para o intestino e, por isso, o colesterol e os sais de cálcio vão se acumulando e deixando a bile mais espessa.
O que é colecistite Litiásica?
Colecistite litiásica ou calculosa: é a principal causa de colecistite e é mais frequente em mulheres de meia idade. Acontece quando uma pedra, também chamada de cálculo, causa a obstrução do ducto que faz o esvaziamento da bile. Assim, a bile se acumula na vesícula e a torna distendida e inflamada.
Quais os sintomas de vesícula infeccionada?
Sintomas de vesícula inflamada
- Dor aguda no lado direito do abdome.
- Febre quase sempre baixa, em torno de 38ºC.
- Sensação de náuseas.
- Vômitos frequentes.
- Icterícia, que é a coloração amarelada da pele e da esclera (parte branca dos olhos)
- Emagrecimento.
O que pode comer quem tem lama na vesícula?
Alimentos permitidos durante a crise
- Frutas, como maçã, pera, pêssego, abacaxi, melancia, morango, laranja, kiwi, figo, cereja, amora, melão ou framboesa;
- Vegetais, especialmente cozidos;
- Aveia e cereais integrais, como arroz, macarrão ou pão integrais;
- Tubérculos, como batata, inhame, batata doce ou mandioca;
Quais os riscos da colecistite?
Se a colecistite aguda não for tratada de forma apropriada, 10% dos pacientes apresentam perfuração bloqueada localmente e 1% apresenta perfuração livre e peritonite. Dor abdominal crescente, febre alta e calafrios com sensibilidade por rebote ou íleo sugerem empiema na vesícula biliar (pus), gangrena ou perfuração.
Como saber se é uma crise de vesícula?
O principal sintoma de pedra na vesícula é a cólica biliar, que é uma dor súbita e intensa no lado direito do abdômen. Normalmente essa dor surge cerca de 30 minutos a 1h após a refeição, mas passa depois que acaba a digestão dos alimentos, pois a vesícula deixa de ser estimulada para liberar a bile.
Qual o sinal de que a bile não está fazendo a digestão?
- Uma dor que ocorre logo após as refeições, principalmente quando alimentos gordurosos são ingeridos, pode significar que a bile não está fazendo o seu papel na digestão. Isso é um sinal de alerta da sua vesícula biliar. 4. Náuseas ou vômitos Mais um sinal de que há problemas na digestão devido à falta de secreção da bile.
Por que a bile ajuda no processo digestivo?
- Além de ajudar no processo digestivo, a bile ajuda a melhorar a absorção de vitaminas e nutrientes lipossolúveis como a vitamina D, por exemplo. Grande parte das pessoas só se lembra da vesícula biliar quando o órgão apresenta algum problema.
Como ocorre a concentração da bile na vesícula?
- O processo de concentração da bile na vesícula é feito de modo a torná-la mais espessa, porém, sem que a mesma se solidifique. As pedras na vesícula, chamadas de colelitíase ou cálculo biliar, surgem quando ocorre um desequilíbrio entre a quantidade de água e as substâncias presentes na bile.
Qual o medicamento mais indicado para a reabsorção da bile?
- Um dos mais usados é o ácido ursodesoxicólico, que é uma substância que ajuda a promover a circulação da bile, reduzindo assim a frequência e intensidade dos sintomas. No entanto, também podem ser indicados outros medicamentos, conhecidos como sequestradores dos ácidos biliares, que se ligam a estes no intestino, impedindo a sua reabsorção.