Quais as consequências de uma embolia pulmonar?
Índice

Quais as consequências de uma embolia pulmonar?
A embolia pulmonar pode evoluir para um quadro conhecido como hipertensão pulmonar, caracterizada pelo aumento anormal da pressão da artéria pulmonar. Essa elevação da pressão arterial leva a uma sobrecarga do ventrículo direito do coração, desencadeando o comprometimento da função dessa parte do coração.
Quando suspeitar de embolia pulmonar?
Atenção especial é necessária para pacientes que apresentem síncope ou instabilidade hemodinâmica, uma vez que para esses pacientes está associado um maior risco de mortalidade. Sempre suspeitar de TEP se paciente tem diminuição abrupta de mais de 40mmHg de PA sistólica sem história de arritmia, sepse ou hipovolemia.
Quais são os sintomas da embolia pulmonar?
- A dor no peito ao respirar e a sensação de falta de ar são os principais sintomas da embolia pulmonar, também conhecida como trombose pulmonar, uma situação que ...
Quais os medicamentos mais utilizados para o tratamento de embolia pulmonar?
- Os medicamentos mais usados para o tratamento de embolia pulmonar são: 1 Acebrofilina 2 Acetilcisteina 3 Aerolin 4 Atrovent 5 Ares 6 Coumadin 7 Eliquis.
Como diagnosticar a embolia pulmonar?
- Os sintomas da embolia pulmonar podem ser confundidos com um problema cardíaco e, por isso, o médico geralmente recorre a exames de diagnóstico como exame de sangue, eletrocardiograma (ECG), raio X do tórax, tomografia computadorizada ou angiografia pulmonar para confirmar as suspeitas e iniciar o tratamento.
Por que a embolia pulmonar pode conduzir à hipertensão?
- A embolia pulmonar também pode conduzir à hipertensão pulmonar, uma condição em que a pressão arterial nos pulmões e no lado direito do coração é mais elevada que o normal. Quando há obstruções nas artérias dos pulmões, o coração tem de trabalhar mais para empurrar o sangue por esses vasos.