O que significa feto em situação longitudinal apresentação cefálica?
Índice
- O que significa feto em situação longitudinal apresentação cefálica?
- O que fazer para ajudar o bebê a se encaixar?
- Quando o bebê encaixa ele pode sair da posição?
- Como é o feto em situação longitudinal?
- O que é posição cefálica?
- Quando o bebê encaixou?
- Por que os bebês não encaixam?
- Será que o bebê encaixe antes do parto?
- Como saber se a criança está encaixadinha ou não?

O que significa feto em situação longitudinal apresentação cefálica?
Nos fetos em situação longitudinal podemos ter duas opções: Apresentação Cefálica – de cabeça para baixo – , ou Apresentação Pélvica – de cabeça para cima e bumbum para baixo. Essa informação é muito importante, em especial no último mês da gravidez, pois pode ser um determinante para a via de parto.
O que fazer para ajudar o bebê a se encaixar?
Exercício 1. Colocar um colchão ou almofada no chão. Na posição de quatro apoios, baixar a cabeça e levantar o bumbum, ficando apenas com a cabeça e os braços apoiados no chão. Deve-se ficar nesta posição durante 10 minutos, e repetir o exercício cerca de 3 a 4 vezes por dia.
Quando o bebê encaixa ele pode sair da posição?
O "encaixe" acontece no final da gestação, quando há uma acomodação da apresentação do bebê na pelve da mãe (região da bacia). Por isso, é difícil que ele mude de posição naturalmente depois que passa pelo processo.
Como é o feto em situação longitudinal?
SITUAÇÃO: relação do maior eixo do feto (a coluna) em relação ao maior eixo do útero. Quando o maior eixo do feto coincide com o maior eixo do útero, temos uma situação longitudinal. Agora, se o maior eixo do feto estiver perpendicular ao maior eixo do útero, esta é uma situação transversa.
O que é posição cefálica?
A posição cefálica é um termo utilizado para descrever quando o bebê se encontra com a cabeça virada para baixo, que é a posição esperada para que ele nasça sem complicações e para que o parto decorra normalmente.
Quando o bebê encaixou?
- "O encaixe é quando o bebê se encontra fixo na pelve materna, confirmado após manobras no exame clínico do obstetra, podendo ser pélvico ou cefálico", explica o médico. Há alguns sinais de que o bebê encaixou.
Por que os bebês não encaixam?
- Certos bebês nem chegam a encaixar completamente – por exemplo, se estiverem sentados com o bumbum voltado para saída do colo do útero. O bebê encaixa porque, conforme vai crescendo, no fim da gravidez, a parte mais baixa do útero aumenta de largura, e a cabeça do bebê (ou às vezes o bumbum, se ele estiver sentado) se encaixa na cavidade pélvica.
Será que o bebê encaixe antes do parto?
- Nessas posições, é menos provável que o bebê encaixe antes do início do trabalho de parto. O formato da sua bacia também pode ser relevante, assim como a posição da placenta ou a presença de um mioma.
Como saber se a criança está encaixadinha ou não?
- O profissional é capaz de, apalpando a sua barriga, saber se a criança está encaixadinha ou não. Caso você esteja com menos de 36 semanas e sinta pressão na região da vagina e a sensação de que o bebê está pressionando para baixo, fale com seu médico, para que ele avalie se há risco de parto prematuro.