O que acontece com um músculo alongado excessivamente?
Índice
- O que acontece com um músculo alongado excessivamente?
- O que acontece ao alongar?
- Como seu corpo reage ao alongamento?
- Quais os principais benefício do alongamento?
- Como é possível esticar os músculos?
- Quais são os exercícios de alongamento?
- Será que o aumento da flexibilidade muscular promove uma melhora da performance?
- Por que o excesso de alongamentos pode provocar lesões?

O que acontece com um músculo alongado excessivamente?
Quando um músculo é alongado muito rapidamente, as fibras nervosas aferentes primárias estimulam os motoneurônios alfa, na medula espinhal, facilitando a contração das fibras extrafusais, aumentando a tensão no músculo. Chama-se a isso reflexo de estiramento monossináptico.
O que acontece ao alongar?
O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior sua flexibilidade.
Como seu corpo reage ao alongamento?
O alongamento, de modo geral, promove o estiramento e o consequente relaxamento das fibras musculares. Aos poucos, isso melhora a capacidade de flexibilização dos músculos, tornando-os menos propensos a sofrer danos e reduzindo uma série de problemas no organismo.
Quais os principais benefício do alongamento?
O alongamento alivia a tensão muscular, muitas vezes responsável por dores nas costas, no pescoço e na cabeça. Além disso, alongar relaxa o corpo e a mente, ajudando no alívio do estresse.
Como é possível esticar os músculos?
- Tudo isso implica uma maior atividade muscular, maior coordenação e maior agilidade. É possível se esticar ao movimentar-se constantemente porque os músculos são mantidos e as são trabalhadas articulações de forma mais ativa, mas com os alongamentos estáticos ocorre exatamente o contrário”, concluem os especialistas da BodyOn.
Quais são os exercícios de alongamento?
- Exercícios de alongamento são bastante difundidos como parte de um programa de reabilitação física e também são utilizados em diversas modalidades esportivas. Dentre as várias técnicas de alongamentos existentes, as mais utilizadas são: alongamentos balísticos, estáticos e facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP).
Será que o aumento da flexibilidade muscular promove uma melhora da performance?
- De uma forma geral, é bem aceito que o aumento da flexibilidade muscular de uma unidade músculo-tendínea promove uma melhora da performance, além de diminuir os índices de lesões na prática desportiva, contudo achados contraditórios são observados na literatura.
Por que o excesso de alongamentos pode provocar lesões?
- O excesso de alongamentos pode provocar lesões. Outra pesquisa realizada pela Stephen F. Austin State University, no Texas (EUA), e publicada em 2013 revela que não é possível saltar tão alto depois de realizar exercícios de alongamento estático.