Quais as consequências do excesso de insulina no organismo?
Índice
- Quais as consequências do excesso de insulina no organismo?
- O que acontece quando o pâncreas produz muita insulina?
- O que fazer quando o corpo produz muita insulina?
- Como ocorre o excesso de insulina no sangue?
- Por que a insulina é mais acessível?
- Por que o excesso de insulina pode matar?
- Como a insulina não pode mais desempenhar o seu papel?

Quais as consequências do excesso de insulina no organismo?
A hiperinsulinemia pode ser provocada pela obesidade, sobrepeso, sedentarismo e consumo elevado de carboidratos refinados (farinha branca), que provocam aumento da glicose no sangue e consequentemente uma produção aumentada de insulina pelas células pancreáticas.
O que acontece quando o pâncreas produz muita insulina?
Quanto mais insulina é produzida, mais as células tendem a se proteger do excesso dela, e mais aumenta a resistência insulínica. Em determinado momento o pâncreas não consegue produzir mais insulina, e é neste ponto que os níveis de açúcar no sangue começam a ficar elevados e o diabetes tipo 2 surge.
O que fazer quando o corpo produz muita insulina?
Para manter os níveis equilibrados de insulina no sangue é importante manter o peso ideal, assim como se alimentar de maneira correta, por meio de uma dieta com baixo teor de carboidratos. A prática de exercícios físicos e usar de medidas para reduzir o estresse também são ações reparadoras para controlar o quadro.
Como ocorre o excesso de insulina no sangue?
- O excesso de insulina no sangue leva a um aumento nos depósitos de gordura e ganho de peso. Esta glicose é armazenada sob a forma de gordura, em vez de lhe dar energia para a vida. Com a resistência à insulina, esta substância não é mais capaz de transportar glicose para células musculares, e então há um apetite acentuado - mais do que o habitual.
Por que a insulina é mais acessível?
- Medicamentos com alta demanda geralmente se tornam mais acessíveis depois que suas patentes expiram uma vez que as concorrentes passam a criar genéricos com preços mais baratos. No entanto, no caso da insulina, isso não aconteceu. A explicação está no fato de que a insulina é mais complexa e difícil de copiar.
Por que o excesso de insulina pode matar?
- Por que o excesso de insulina pode matar? Bem, você já sabe como a insulina controla a quantidade de glicose no sangue. Então vamos pensar juntos: se tiver uma quantidade maior de insulina do que seria necessário comparado com a quantidade de glicose no sangue, o que vai acontecer?
Como a insulina não pode mais desempenhar o seu papel?
- A insulina não pode mais desempenhar o seu papel, bem como antes. Os receptores de insulina estão enfraquecidos, eles não podem mais ligar a glicose e levá-la por todo o corpo. E então o nível de insulina não diminui após cumprir seu papel.