O que é a lavagem do Senhor do Bonfim?
Índice
- O que é a lavagem do Senhor do Bonfim?
- Quando é a Lavagem do Senhor do Bonfim?
- Que dia vai ser a Lavagem do Bonfim 2021?
- Quem é o Senhor do Bonfim no Candomblé?
- Quando se comemora o Dia do Senhor do Bonfim?
- Qual a data da festa do Senhor do Bonfim 2020?
- Qual a relação da festa do Bonfim e o sagrado?

O que é a lavagem do Senhor do Bonfim?
É uma celebração tradicional que ocorre desde o século XVIII. Sua origem remonta à Idade Média, na Península Ibérica e na devoção ao Senhor Bom Jesus ou Cristo Crucificado. Integra o calendário litúrgico e o ciclo de Festas de Largo de Salvador e é realizada anualmente, sem interrupção, desde 1745.
Quando é a Lavagem do Senhor do Bonfim?
Lavagem do Bonfim, comemorado na segunda quinta-feira do ano, a tradicional lavagem das escadarias Bonfim é considerada a segunda maior manifestação popular da Bahia, perdendo apenas para o Carnaval.
Que dia vai ser a Lavagem do Bonfim 2021?
Bonfim 2021: saiba como acompanhar a programação nesta quinta-feira. Com a pandemia, a festa do Senhor do Bonfim, nesta quinta-feira (14), será sem a tradicional lavagem das escadarias que atrai milhares de baianos.
Quem é o Senhor do Bonfim no Candomblé?
Para os católicos, o Senhor do Bonfim é representado pela imagem de Jesus Cristos, já nas religiões de matrizes africanas, Umbanda e Candomblé, como Oxalá. Theodósio Rodrigues de Faria, um capitão da marinha portuguesa, foi responsável por trazer imagens do Senhor do Bonfim durante o século XVIII.
Quando se comemora o Dia do Senhor do Bonfim?
É padroeiro também na cidade de Silvânia, no interior de Goiás e sua festa é celebrada no dia 14 de setembro.
Qual a data da festa do Senhor do Bonfim 2020?
A festa que terá início no próximo dia 22 de dezembro e prossegue até 1º de janeiro, pela primeira vez na história não terá a tradicional procissão com a participação dos fiéis caminhando ao lado da imagem do Senhor do Bonfim e de Jesus Crucificado no primeiro dia do ano.
Qual a relação da festa do Bonfim e o sagrado?
Teve início em 1773 quando os fiéis leigos diziam para os escravos lavarem e ornamentarem a Igreja para a festa do Senhor do Bonfim. Tempos depois esse passou a ser um rito para o candomblé como parte da cerimônia das Águas de Oxalá.