adplus-dvertising

Como a BNCC trata o AEE?

Índice

Como a BNCC trata o AEE?

Como a BNCC trata o AEE?

As competências que a BNCC exige para os alunos que já trabalhamos nas salas de AEE de maneira natural são: Conhecimento, Responsabilidade e Cidadania, Comunicação, Autoconhecimento e Autocuidado, Empatia e Cooperação e Trabalho e Projeto de Vida (BNCC, 2018).

O que a BNCC diz sobre a educação especial?

A BNCC está aí para reforçar o direito da educação especial em igualdade de aprendizado com demais modalidades de ensino. Nesse contexto, o desenvolvimento das competências socioemocionais torna ainda mais pleno esse direito. Com inclusão, cooperação, empatia e muito respeito.

Quais os componentes curriculares da educação especial?

O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL atendimento: altas habilidades/superdotação, deficiência física neuromotora, deficiência visual e surdez. Nele são reforçadas as ações de reorganização dos componentes curriculares como condição imprescindível à inclusão dos estudantes do público alvo da Educação Especial.

Qual o papel da BNCC e das escolas no processo de inclusão?

A BNCC estabelece os conteúdos essenciais e as competências que os estudantes deverão desenvolver ao longo de toda a educação básica. ... Como seu objetivo é garantir uma aprendizagem comum a todos os estudantes, ela abre possibilidades de construção de uma educação cada vez ainda mais inclusiva também na rede privada.

Qual a metodologia do AEE?

O professor de AEE acompanhará a metodologia, os procedimentos e os recursos de ensino escolhidos e utilizados pelo professor da aula especializada, levando-o a refletir sobre a melhor forma de participação do estudante, ou seja, em um jogo interativo ou em uma expressão criadora da arte.

Como a Educação Especial é abordada no documento base nacional comum da educação?

A visão de Educação Especial presente no documento da BNCC representa uma perspectiva de inclusão sem garantias suficientes para a permanência na escola, com qualidade social, na medida em que não volta o olhar a essa modalidade, muito menos torna o currículo acessível para todos.

Qual é a diferença entre Educação Especial e educação inclusiva?

A diferença está no termo INCLUSIVA. Na educação especial, o ensino é totalmente voltado para alunos com deficiência. Já na educação inclusiva, todos os alunos com e sem deficiência têm a oportunidade de conviverem e aprenderem juntos.

Qual a versão atual da BNCC?

  • A partir do contraste entre as três versões da BNCC, indicamos transformações que comprometem a educação em ciências. Especificamente, destacamos como a versão atual gira em torno aspectos conceituais e não favorece a articulação entre outros domínios do conhecimento científico

Qual é a produção da BNCC?

  • Portanto, é deste e para este lugar que trazemos nossas reflexões sobre o documento. A produção da BNCC está situada no contexto amplo de políticas públicas educacionais bem como de discussões sobre a definição do que se deve ensinar na educação básica. Consequentemente, ao abordarmos essa questão,

Quais são os objetivos da BNCC?

  • O debate também levará em conta os objetivos apresentados no documento Agenda 2030 da ONU (ONU, 2015), do qual o Brasil foi signatário. Qualquer análise sobre os efeitos da BNCC, desde sua concepção, até a publicação da versão final do documento, em

Quais são as competências da BNCC?

  • Competências Ao adotar esse enfoque, a BNCC indica de forma clara o que os alunos devem “saber”(conhecimentos, habilidades, atitudes e valores) e, sobretudo, do que devem “saberfazer”(mobilização desses conhecimentos, habilidades, atitudes e valores). Fonte: Movimento pela Base Nacional Comum / Center for Curriculum Redesign

Postagens relacionadas: