O que a Bncc fala sobre a EJA?
Índice
- O que a Bncc fala sobre a EJA?
- Qual o lugar da EJA na Bncc?
- Porque a EJA não está na Bncc?
- Como a EJA é abordada na Base Nacional Comum curricular?
- O que a Bncc fala sobre arte?
- Como deve ser o currículo do EJA?
- Quais são os princípios norteadores da EJA?
- Quais são os eixos norteadores?
- Qual seria a solução para a inclusão da EJA Na BNCC?
- Qual a especificidade da BNCC?
- Como foi definido o conjunto de objetivos da BNCC?
- Será que a BNCC é inadequada à educação básica?

O que a Bncc fala sobre a EJA?
Na primeira versão da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), lançada em 2015, chamou atenção a ausência de qualquer formulação referente à Educação de Jovens e Adultos (EJA), que é uma modalidade da Educação Básica. O texto limita-se a informar que determinados eixos e conteúdos se aplicam a crianças, jovens e adultos.
Qual o lugar da EJA na Bncc?
Segundo a educadora Guiomar Namo de Mello, uma das profissionais responsáveis pela elaboração da 3ª versão da BNCC, a EJA “está incluída na educação regular e, como tal, foi considerada no conjunto dos direitos de aprendizagem de todos”, já que, “a base não é currículo” e as especificidades de EJA devem ser discutidas ...
Porque a EJA não está na Bncc?
Após as análises dos documentos prós e contras a construção da Base, percebeu-se que a mesma não contempla a EJA, modalidade de ensino, que requer um currículo específico que considere as diversidades e especificidades de seu público.
Como a EJA é abordada na Base Nacional Comum curricular?
O que é proposto para as series regulares do ensino fundamental, não atendem a Educação de Jovens e Adultos.Na nova Base Nacional Curricular Comum, a EJA é tratada da mesma forma que toda a educação fundamental, inseridana educação básica.
O que a Bncc fala sobre arte?
A BNCC de Arte propõe que a abordagem das linguagens articule seis DIMENSÕES DO CONHECIMENTO que, de forma indissociável e simultânea, caracterizam a singularidade da experiência artística: CRIAÇÃO, CRÍTICA, ESTESIA, EXPRESSÃO, FRUIÇÃO, REFLEXÃO.
Como deve ser o currículo do EJA?
A EJA requer um currículo que dialogue com as singularidades da pessoa jovem, adulta ou idosa e que incorpore as especificidades e diversidades presentes no universo desses sujeitos, considerando suas origens, culturas, saberes, conhecimentos e projetos de vida.
Quais são os princípios norteadores da EJA?
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da Educação Básica com identidade própria, pautada nos fundamentos conceituais representados pelos princípios de equidade, diferença e proporcionalidade, e pelas funções reparadora, equalizadora e qualificadora, que visam a garantir uma oferta de qualidade aos ...
Quais são os eixos norteadores?
Os Eixos Norteadores são definições fundamentais para que um Professor possa ministrar as suas aulas. São o espírito norteador dos seus objetivos educacionais. São a razão filosófica pela qual saímos de casa para ensinar um conhecimento.
Qual seria a solução para a inclusão da EJA Na BNCC?
- Evidentemente, a inclusão da EJA na BNCC não seria de pronto a solução para que tivéssemos avanços significativos na modalidade.
Qual a especificidade da BNCC?
- Não há qualquer reflexão sobre a especificidade da modalidade tendo em vista os seus sujeitos. Essa ausência tornou-se tema de debate em encontros com educadores da educação de jovens e adultos em diferentes contextos. Ficou evidente que a BNCC, tal qual estava sendo proposta, era inadequada ao público da EJA.
Como foi definido o conjunto de objetivos da BNCC?
- “Nosso entendimento sempre foi que, uma vez definido na Base esse conjunto de objetivos de aprendizagem para toda a educação básica, caberia a cada sistema fazer as suas adequações”, afirma. Nas primeiras versões da BNCC, os termos jovens e adultos aparecem diversas vezes no texto, numa tentativa de incluir esse público.
Será que a BNCC é inadequada à educação básica?
- Ficou evidente que a BNCC, tal qual estava sendo proposta, era inadequada ao público da EJA. Ainda que se pudesse pensar que os conteúdos destinados a todos brasileiros que se certificam nos diferentes níveis da educação básica deveriam ser os mesmos, há outros elementos que devem ser considerados.