O que o Confucionismo defende?
O que o Confucionismo defende?
O Confucionismo acredita na busca pela harmonia da vida e do mundo, o Tao. Sendo assim, os seres humanos são estruturados por quatro dimensões: o eu, a comunidade, a natureza e o céu.
Quais são os valores defendidos pelo Confucionismo?
Principais Atributos do Confucionismo Humanidade, justiça, rituais, conhecimento, integridade, lealdade, piedade filial, continência, honestidade, bondade e perdão, juízo e senso de certo e errado, bravura, amabilidade e gentileza, respeito, frugalidade, modéstia e discrição.
Quem foi o Confúcio?
Foi o mais famoso filósofo e pensador político da China e viveu entre 5 a.C. Seu nome verdadeiro era Ch'iu K'ung, mas ele se tornou conhecido como Mestre K'ung.
Qual a filosofia de Confúcio?
- A educação e o conhecimento são uma parte essencial da filosofia de Confúcio. Este pensador realmente acreditava que a natureza humana é boa, mas deve ser cultivada e formada para atingir o seu melhor. O conhecimento é um caminho seguro para alcançar a virtude, e a virtude traz paz interior e felicidade.
Qual é a origem do Confúcio?
- Confúcio, forma latina de Kǒng Fūzǐ (孔夫子), filósofo chinês do século VI a.C, compila e organiza antigas tradições da sabedoria chinesa e elabora uma doutrina assumida como oficial na China por mais de 25 séculos.
Qual a importância do pensamento de Confúcio?
- No pensamento de Confúcio, aparecem várias referências à importância da coerência entre a forma de pensar, sentir e agir. Ele rejeita a artificialidade, exalta a simplicidade e dá muita importância ao comportamento das pessoas, porque ele revela a validade das palavras. “O homem superior é modesto na fala, mas excede em suas ações”.
Quais as reflexões de Confúcio?
- Seus pensamentos se traduzem em importantes lições de valores, como a justiça, a sinceridade, a ética e a honestidade. As reflexões de Confúcio têm mais de 2 mil anos, mas continuam tão contemporâneas quanto na época em que foram escritas!