Como era a mesa da ceia?
Como era a mesa da ceia?
Esqueça a boa e velha mesa: ao contrário do que achava Leonardo da Vinci, a Santa Ceia provavelmente aconteceu em torno de um triclínio, um móvel baixinho e em forma de U que era o mais empregado em celebrações da Antigüidade.
O que tem na mesa da ceia?
O que não pode faltar na ceia de Natal?
- Pratos principais: peru, chester, tender, pernil, lombo, frango, peixe, carne assada com batatas, cordeiro e massas.
- Acompanhamentos: arroz à grega, arroz com amêndoas, maionese, salpicão, salada, farofa, suflê de legumes, cuscuz marroquino e lentilha.
Como a Santa Ceia nos ajuda a centrar em Jesus?
- A Santa Ceia nos ajuda a centrar novamente em Jesus. A morte e ressurreição de Jesus foi o acontecimento mais importante da História! Ao morrer na cruz, Jesus pagou o preço por nossos pecados e nos ofereceu o perdão de Deus.
Como participar da Ceia do Senhor?
- Participar da Ceia do Senhor é um privilégio do qual todo cristão deve se alegrar. Não se trata de um ritual vazio, mas de uma celebração carregada de significado, porque aponta para o sacrifício do calvário. A Ceia celebra a vitória de Cristo, o Cordeiro de Deus, sobre o pecado e suas consequências.
Quais mil anos se passaram e cristãos continuam a celebrar a Santa Ceia?
- Dois mil anos se passaram e cristãos por todo o mundo continuam a celebrar a Ceia que Jesus instituiu! A Santa Ceia centra nossa atenção na mensagem principal do evangelho: a morte e ressurreição de Jesus. Com tudo que acontece em nossas vidas é muito fácil nos esquecermos do sacrifício de Jesus na cruz.
Qual era o ritual da Santa Ceia?
- O seu ritual era metódico e meticuloso pois lembrava um dos momentos mais importantes da história do povo de Deus da Antiga Aliança - a libertação do cativeiro egípcio! A sua celebração anual mobilizava toda a nação judaica. Quando instituiu a Santa Ceia, por ocasião da celebração da última Páscoa, Jesus tinha em mente esses fatos.