adplus-dvertising

Não é admissível a ação monitória fundada meramente no cheque prescrito?

Índice

Não é admissível a ação monitória fundada meramente no cheque prescrito?

Não é admissível a ação monitória fundada meramente no cheque prescrito?

Cheque prescrito. ... - Consoante orientação jurisprudencial dominante, permite-se a instrução da ação monitória com cheque prescrito, cabendo ao embargante, devedor, demonstrar a inexistência da dívida ou alegar fato extintivo ou modificativo do direito do autor, a teor da norma insculpida no art. 333, II, CPC.

É admissível ação monitória com base em cheque prescrito?

Súmula 299 – É admissível a ação monitória fundada em cheque prescrito. ... 543-C do CPC: Em ação monitória fundada em cheque prescrito, ajuizada em face do emitente, é dispensável menção ao negócio jurídico subjacente à emissão da cártula.

É possível ingressar com ação monitória em face de devedor insolvente civilmente ou falido?

Caso o devedor seja falido ou insolvente civil, não poderá ser demandada a ação monitória já que não dispõe da capacidade processual e também porque não pode haver execução contra tais devedores fora do concurso universal.

É admissível a ação monitória fundada em cheque prescrito de força executiva?

1 É admissível a ação monitória fundada em cheque prescrito. 2 Em ação monitória fundada em cheque prescrito ajuizada contra o emitente, é dispensável a menção ao negócio jurídico subjacente à emissão da cártula.

Qual o prazo para propositura de ação monitória do cheque e consequentemente evitar a prescrição?

61 Lei 7.357/85), no prazo de dois anos, ou, então, ação pelo rito ordinário ou a monitória (art. 62 da Lei 7.357/85), no prazo previsto no art. 206, § 5º, do CC/02 (cinco anos).

É admissível quando alicerçada em cheque prescrito?

pode ser proposta, ainda que o documento a instruíla tenha emanado exclusivamente do credor. é indicada apenas para as ações que visem ao pagamento de soma em dinheiro. é admissível quando alicerçada em cheque prescrito.

Qual o prazo prescricional para ajuizar ação monitória?

cinco anos É de cinco anos prazo para ação monitória em caso de cheque ou promissória sem força executiva. O prazo para ajuizamento de ação monitória contra emitente de nota promissória ou cheque, quando perderam a força executiva, é de cinco anos.

Qual o foro da ação monitória?

Como regra geral, a competência para ajuizar a ação monitória permanece sendo o foro do domicílio do Réu. Tratando-se de negócio jurídico, a ação poderá ser ajuizada no foro de eleição convencionado entre as partes e previsto expressamente em cláusula contratual (artigo 63 CPC/15).

Quais os créditos que estão excluídos da ação monitória?

Estão excluídos do procedimento monitório os créditos que ensejam satisfação por meio das execuções; de obrigação de fazer e não fazer; de entregar coisa infungível ou coisa imóvel. Observa-se que objeto da Monitória é o mesmo da Ação de Liquidação, ou seja, transformar um título injuntivo em executivo.

O que é o prazo de prescrição do título?

O prazo prescricional tem seu conceito como a perda da pretensão do titular de um direito que não o exerceu em determinado lapso temporal, assim como consta no Art. 189 do Código Civil: Art. 189.

Postagens relacionadas: