O que não é característica do Iluminismo?
O que não é característica do Iluminismo?
crítica ao absolutismo, ao mercantilismo e aos privilégios da nobreza e do clero; defesa da liberdade política e econômica e da igualdade de todos perante a lei; crítica à Igreja Católica, embora não se excluísse a crença em Deus.
Qual as principais características do Iluminismo?
O Iluminismo era baseado em três pilares, que são: razão, liberdade e o avanço da sociedade em relação ao pensamento racional e à ciência.
Qual o fator essencial para o desenvolvimento do Iluminismo?
- O progresso do pensamento filosófico e dos conhecimentos científicos durante o século XVII despertaria, na centúria seguinte, um grande interesse pelos estudos sociais, políticos e econômicos. Mas o fator essencial para o surgimento do iluminismo foi o descontentamento da burguesia com a estrutura vigente.
Quais são as ideias iluministas?
- As ideias iluministas caracterizavam-se por alguns princípios fundamentais, a saber: o racionalismo, o naturalismo, o liberalismo, a igualdade perante a lei e o anticlericalismo. Examinemo-los. O racionalismo consiste na ênfase dada ao uso da razão. Os iluministas rejeitavam o pensamento teológico, buscando para tudo uma explicação racional.
Como nasceram os principais filósofos iluministas?
- Os principais filósofos iluministas nasceram na França ou viveram nela. Foram eles Voltaire, Montesquieu, Diderot e Rousseau (este último nascido na Suíça). Voltaire (1694-1778) foi o mais destacado representante do iluminismo, graças a seus dotes literários, que lhe granjearam grande prestígio entre os leitores.
Qual a diferença entre o Iluminismo e a burguesia?
- Suas ideias se difundiram principalmente entre a burguesia, que detinha a maior parte do poder econômico. Entretanto, não possuíam nada equivalente em poder político e ficavam sempre à margem das decisões. O iluminismo rejeitava a herança medieval e, por isso, passaram a chamar este período de "Idade das Trevas".