adplus-dvertising

Quando se usa travessão e vírgula?

Índice

Quando se usa travessão e vírgula?

Quando se usa travessão e vírgula?

O travessão [ — ] é um sinal de pontuação usado, maioritariamente, no início das falas no discurso direto. É também usado para substituir a vírgula ou os parênteses em orações intercaladas ou no destaque de alguma parte da frase.

Pode usar vírgula antes do travessão?

Nunca se coloca vírgula antes do travessão se for suposto haver uma vírgula nessa parte da frase. Coloca-se *sempre* as vírgulas DEPOIS do segundo travessão, e sem qualquer espaço entre os dois sinais de pontuação, como espero que os exemplos mostrem claramente :) .

Quando usar travessão exemplos?

Uso do Travessão (—)

  • 1) Para introduzir a fala de cada interlocutor. Exemplos: — Que tal irmos por este caminho? — É isso que o mapa está mostrando? ...
  • 2) Para intercalar o discurso direto do discurso indireto. Exemplos: — Que tal irmos por este caminho? — sugeriu a mulher. ...
  • 3) No lugar dos dois pontos. Exemplos:

Qual é a diferença entre hífen e travessão?

Apesar de parecerem semelhantes, estes três tipos de traço são usados de formas bem diferentes: o hífen é comumente usado para fazer uma ligação entre palavras, o meia-risca para unir os valores extremos de uma série (1–10,A–Z), e o travessão, é utilizado para indicar mudança de interlocutor e para isolar palavras ou ...

Quando devemos usar ponto e vírgula em uma frase?

O sinal de ponto e vírgula deve ser utilizado quando houver a necessidade de uma pausa maior que uma vírgula e menor que um ponto final. A função do ponto e vírgula, basicamente, é a de atribuir clareza a uma frase, de modo a organizar os itens apresentados.

O que pode substituir o travessão?

Dependendo da intenção de uso, o travessão pode ser usado para substituir outros sinais de pontuação, como parênteses, vírgulas e dois-pontos.

Como se usa a vírgula depois de uma travessão?

  • A vírgula depois de travessão Sei que se usa travessão seguido de vírgula quando a frase o exige.

Qual a diferença entre travessão e vírgula?

  • Travessão e vírgula? O casamento dos dois é raro como viúvo na praça. Mas volta e meia tem vez. Quando? Preste atenção aos parezinhos: Brasília, a capital do Brasil, tem 2,5 milhões de habitantes. Brasília — a capital do Brasil — tem 2,5 milhões de habitantes. No caso, os travessões substituem duas vírgulas. As núpcias não têm nenhuma chance.

Como é possível omitir a vírgula?

  • Para 1) uma pontuação visualmente mais limpa, e 2) como os travessões já quebraram a frase de qualquer maneira e separaram a primeira oração («Em se tratando de crime») da segunda («não devemos ser lenientes»), eu creio que não seria uma grande heresia omitir a vírgula. Isso procede? Muito obrigada!

Qual é o significado do travessão?

  • O Travessão (—) é um sinal de pontuação usado especialmente no início de cada fala no discurso direto. Há, porém outras formas de utilização, em que ele ...

Postagens relacionadas: