Como utilizar a pectina em pó na geleia?
Índice
- Como utilizar a pectina em pó na geleia?
- Como fazer pectina em pó?
- Como ativar a pectina?
- O que é pectina e para que serve no preparo de geleias?
- Como usar o ácido Citrico em geleias?
- Quais são as frutas ricas em pectina?
- O que fazer para engrossar a geleia?
- Qual a percentagem de pectina em geleias?
- Como fazer uma geleia rica em pectina?
- Como a pectina é usada na confeitaria?
- Quais os benefícios da pectina para o nosso organismo?
Como utilizar a pectina em pó na geleia?
Caso seja necessário usar pectina comercial, deve-se misturá-la com açúcar antes de adicioná-la à geleia. Para cada parte de pectina, calcule cinco partes de açúcar (se usar 10g de pectina, misture-a em 50g de açúcar). 11. Açúcar é um ingrediente primordial em geleias – preserva e dá corpo.
Como fazer pectina em pó?
Você também pode fazer a sua pectina em pó. Basta descascar maçã, descartar o miolo com sementes, e desidratar a casca e a polpa. Após a desidratação completa, triture os pedaços e as cascas até que se transformem em um pó bem fino.
Como ativar a pectina?
Embora muito importante, ela não funciona sozinha e, para ativar suas propriedades, o ideal é acrescentar acidez e açúcar à mistura (no caso das minhas receitas, demerara orgânico). Já o açúcar, mesmo em quantidades muito reduzidas, promove a desidratação das moléculas de pectina, resultando na gelatinização.
O que é pectina e para que serve no preparo de geleias?
A pectina é muito utilizada na indústria alimentícia e tem como característica a formação de um gel viscoso, que está presente em geleia de frutas, mas também pode ser acrescentada em doces, sucos e iogurtes para melhorar a consistência do alimento.
Como usar o ácido Citrico em geleias?
- 3,0g de ácido cítrico (diluído em um pouco de água fria): está presente na natureza; é adicionado para que se obtenha uma boa geleificação e realce o sabor natural das frutas.
Quais são as frutas ricas em pectina?
As frutas mais ricas em pectina são maçã, laranja, tangerina, limão, groselha, amora e pêssego, enquanto os vegetais mais ricos são cenoura, tomate, batata, beterraba e ervilha.
O que fazer para engrossar a geleia?
Mas quanto mais pectina a fruta tiver, mais rápido a geleia engrossa. Com algumas frutas, como o morango, basta acrescentar suco de limão para “ativar” a pectina. Outras, porém, precisam de um concentrado de pectina comercial ou caseiro, feito a partir dos caroços e da parte branca de laranja.
Qual a percentagem de pectina em geleias?
- Para a determinação da quantidade de pectina em pó, deve ser observado o numero do SAG contido na embalagem. Considerando o valor total do açúcar a ser usado; pectina = Açúcar Total / SAG e em geleias, a percentagem de pectina utilizada é em torno de 1% sobre o açúcar total.
Como fazer uma geleia rica em pectina?
- Basta misturar em movimentos rotativos, esperar repousar por 1 minuto e conforme o resultado obtido saberemos se a fruta é rica ou pobre em pectina. Para uma fruta rica em pectina o resultado vai ser uma massa sólida que vai precisar de menos açúcar no preparo da geleia.
Como a pectina é usada na confeitaria?
- Deixando um pouco de lado a curiosidade “histórica”, a pectina se transformou em um importante composto, usado geralmente em forma de pó no preparo de geleias. Ou seja, a pectina é usada para dar textura de geleia a produtos alimentícios e como agente espessante no preparo de doces e confeitos, em confeitaria.
Quais os benefícios da pectina para o nosso organismo?
- A pectina tem benefícios para o nosso organismo, sim. Ela é um tipo de fibra alimentar que facilita a síntese de proteínas e lipídios, ajudando na absorção dos carboidratos. Nesse processo de digestão, ela acaba por reduzir a sensação de fome, reduzindo o consumo de calorias e os níveis de colesterol e triglicérides.