O que é a Psicologia Industrial?
Índice
- O que é a Psicologia Industrial?
- Qual é o objetivo da psicologia industrial?
- O que visa a Psicologia Industrial?
- Qual a diferença entre psicologia industrial e organizacional?
- O que é a psicologia das organizações?
- Como é o ambiente de trabalho do psicólogo?
- Qual o objetivo do trabalho do psicólogo?
- Qual a importância do psicólogo no processo de recrutamento e seleção?
- O que representa a psicologia das organizações?
- Quais os fundamentos da psicologia industrial?
- Qual o foco da psicologia empresarial?
- Qual a atuação do psicólogo?
- Quais são as faces da psicologia do trabalho?

O que é a Psicologia Industrial?
A Psicologia Organizacional, inicialmente denominada como Psicologia Industrial, estuda os fenômenos cognitivos, comportamentais, subjetivos e psicológicos presentes nas organizações.
Qual é o objetivo da psicologia industrial?
A psicologia industrial, por sua vez, é a disciplina que visa selecionar, formar e supervisionar os trabalhadores com o intuito de melhorar a eficácia (o rendimento) no trabalho. Esta especialização analisa, portanto, o comportamento humano no âmbito da indústria e do mundo dos negócios.
O que visa a Psicologia Industrial?
A Psicologia Industrial visa buscar a eficácia organizacional por meio das pessoas, ou seja, dos recursos humanos, focada no desenvolvimento das tarefas, recrutamento, seleção e treinamento.
Qual a diferença entre psicologia industrial e organizacional?
“A psicologia industrial/ organizacional é definida como a aplicação da teoria e da metodologia psicológicas aos problemas das organizações e aos problemas de grupos e indivíduos nos ambientes organizacionais.”
O que é a psicologia das organizações?
A Psicologia Organizacional estuda o comportamento humano e os fenômenos psicológicos que acontecem dentro das empresas, além de analisar suas implicações no ambiente de trabalho.
Como é o ambiente de trabalho do psicólogo?
Os profissionais da Psicologia do Trabalho têm um campo bastante amplo de colocação no mercado. Podem trabalhar em empresas dos mais variados segmentos, no serviço público, em escritórios de consultoria e ainda no meio universitário, dedicando-se a pesquisas acadêmicas.
Qual o objetivo do trabalho do psicólogo?
A função do psicólogo é trabalhar nas queixas associadas aos conflitos internos da pessoa, que invariavelmente geram incômodos à própria pessoa ou às pessoas do seu universo de relacionamento (amigos, colegas de trabalho, filhos, namorado, esposa etc).
Qual a importância do psicólogo no processo de recrutamento e seleção?
O psicólogo tem um papel fundamental no recrutamento e seleção de pessoal. É ele o responsável por verificar currículos, conduzir entrevistas e analisar quais dos candidatos têm mais chances de crescer na empresa. Nas entrevistas, o psicólogo pode alinhar o que exige da vaga com os traços de personalidade.
O que representa a psicologia das organizações?
A Psicologia Organizacional estuda o comportamento humano e os fenômenos psicológicos que acontecem dentro das empresas, além de analisar suas implicações no ambiente de trabalho.
Quais os fundamentos da psicologia industrial?
- Parte importante dos fundamentos da Psicologia Industrial foi desenvolvido neste contexto que, mediante o advento do pós-guerra, generalizou-se para as indústrias e comércio de forma geral, chegando ao Brasil e outras regiões do mundo. ↑ BASTOS, A.V.B. Áreas de atuação — em questão nosso modelo profissional.
Qual o foco da psicologia empresarial?
- Um dos focos da Psicologia Empresarial está na melhora da produtividade e do lucro da empresa. Inicialmente, a função do psicólogo que atuava nesse ramo era exclusivamente conseguir profissionais adequados para cada função dentro da empresa. Ou seja: ele se preocupava com que era melhor para o negócio.
Qual a atuação do psicólogo?
- Atualmente, a atuação do psicólogo nesta área se faz multifacetada, seja na promoção de condições ergonômicas, planejamento estratégico das organizações bem-estar de cada um dos colaboradores, abrangendo até mesmo o manejo de condições adversas e conflitos existentes em um ambiente de trabalho.
Quais são as faces da psicologia do trabalho?
- Segundo Sampaio (1995), a Psicologia do Trabalho apresenta respectivamente três faces: (1) a Psicologia Industrial; (2) a Psicologia Organizacional e (3) a Psicologia do Trabalho propriamente dita.