adplus-dvertising

Quais são as modalidades de suspensão do crédito tributário?

Índice

Quais são as modalidades de suspensão do crédito tributário?

Quais são as modalidades de suspensão do crédito tributário?

São seis as hipóteses de suspensão da exigibilidade do crédito tributário, a saber: a moratória; o depósito do seu montante integral; as reclamações e os recursos administrativos; a concessão de medida liminar em mandado de segurança; a concessão de medida liminar ou de tutela antecipada, em outras espécies de ação ...

São casos de suspensão do crédito tributário?

151 do CTN, suspendem a exigibilidade do crédito tributário: I - moratória; II - o depósito do seu montante integral; III - as reclamações e os recursos, nos termos das leis reguladoras do processo tributário administrativo; IV - a concessão de medida liminar em mandado de segurança.

São modalidades de suspensão do crédito tributário a remissão é o parcelamento?

De acordo com o Código Tributário Nacional, as hipóteses de suspensão do crédito tributário incluem a a) moratória, o parcelamento e a remissão. ... e) moratória, o depósito do montante integral do crédito e a concessão de liminar em favor do sujeito passivo.

Quais são as modalidades previstas no CTN de suspensão da exigibilidade do crédito tributário?

Suspendem a exigibilidade do crédito tributário:I - moratória;II - o depósito do seu montante integral;III - as reclamações e os recursos, nos termos das leis reguladoras do processo tributário administrativo;IV - a concessão de medida liminar em mandado de segurança.

São causas de suspensão de crédito tributário?

São causas de suspensão da exigibilidade do crédito tributário:

  • moratória, anistia e pagamento;
  • depósito judicial do seu montante integral, liminar em mandado de segurança e parcelamento;
  • antecipação de tutela, parcelamento e compensação;

Como funciona o parcelamento do crédito tributário?

  • O parcelamento do crédito tributário, além de funcionar como confissão de dívida e interromper a fluência do prazo prescricional, tem o condão de suspender a exigibilidade dos créditos cobrados, os quais voltam a ser executáveis na hipótese de inadimplência das prestações parceladas ou de cancelamento do benefício.

Como pode haver a suspensão do crédito tributário?

  • Logo, pode haver o lançamento – para evitar a decadência, mas enquanto houver a causa suspensiva, não poderá haver a exigência de pagamento, a inscrição na dívida ativa e tampouco a execução da quantia. Pois, a suspensão do crédito tributário alcança qualquer ato de cobrança, seja amigável, administrativo ou judicial.

Qual a prescrição do pedido de parcelamento do débito tributário?

  • 1. O pedido de parcelamento do débito tributário interrompe a prescrição nos termos do art. 174, IV, do CTN por representar ato inequívoco de reconhecimento da dívida. Precedentes. 2.

Qual a diferença entre suspensão e descumprimento do parcelamento?

  • Desse modo, quando o credor deixa de cumprir com o acordo do parcelamento, o prazo prescricional irá recomeça no memento em que ocorreu o descumprimento. A imagem abaixo deixará mais claro a diferença entre a suspensão e a interrupção do prazo prescricional.

Postagens relacionadas: