adplus-dvertising

Como realizamos a obturação do canal radicular?

Índice

Como realizamos a obturação do canal radicular?

Como realizamos a obturação do canal radicular?

Existem várias técnicas que podemos realizar para obturar os canais radiculares.

  • Técnica da condensação lateral.
  • Técnica Híbrida de Tagger.
  • Técnica do cone único.
  • Técnica de onda contínua de compactação.

Qual a finalidade da obturação do canal radicular?

A obturação do canal radicular, deverá promover o processo de reparo apical e periapical. ... O objetivo da obturação endodôntica é selar todas as vias de entrada e saída de possíveis infiltrações para o interior dos canais radiculares.

Qual o material de escolha para obturação do canal radicular?

guta percha Por eleição a guta percha tem sido aceita pelos endodontistas como o melhor material utilizado para a obturação do sistema de canais radiculares. Como salientado por Souza et al.

O que é canal obturado?

Obturar o canal radicular significa preenchê-lo em toda a sua extensão com um material inerte e anti-séptico, obtendo assim o selamento o mais hermético possível daquele espaço, de modo a não interferir e, se possível, estimular o processo de reparo apical e periapical, que deve ocorrer após o tratamento endodôntico ...

O que é usado para levar cimento ao interior do canal na obturação?

Os cones de guta percha são, atualmente, industrializados com tamanho e diâmetro iguais aos das limas. Portanto, facilmente selecionados para obturação associados a pastas e ou cimentos. Os cones de guta percha apresentam as seguintes vantagens: 1- Boa adaptação às paredes dos canais radiculares.

Como selecionar o cone principal?

  1. Seleção do cone principal: O cone principal deve ter um diâmetro correspondente ao DC (diâmetro cirúrgico). ...
  2. Secagem do canal. Aspiração com agulhas de silicone roxas acopladas à cânula de aspiração (Capillary Tips, Ultradent) e Cones de papel absorventes. ...
  3. Verificar firmeza do material no canal.

Para que serve a obturação no dente?

A obturação é normalmente indicada pelo dentista no tratamento da cárie, isso porque é capaz de fechar a perfuração do dente e evitar o comprometimento da raiz, além de ser capaz de evitar que os microrganismos voltem a proliferar no local, dando novamente origem à cárie.

Qual a importância de um correto selamento radicular?

Sua principal função é de reter o material de preenchimento, o qual substitui a estrutura coronal faltante, possibilitando, assim, a reabilitação (Fernandes et al., 2003; Schwartz & Robbins, 2004; Tang et al., 2010; Clavijo et al., 2011; Faria et al., 2011).

Quais os tipos de cimento utilizados na obturação do canal radicular?

Quais são os tipos de cimentos endodônticos mais usados nas obturações dos canais radiculares?

  • Cimentos à base de óxido de zinco e eugenol.
  • Cimento à base de hidróxido de cálcio.
  • Cimento à base de resinas plásticas.
  • Cimento à base de resina de salicilato e MTA.
  • Cimentos biocerâmicos.

Quais são os materiais utilizados para a obturação dos condutos radiculares?

Os materiais obturadores utilizados em endodontia podem ser agrupados em duas categorias: materiais em estado sólido - cones de guta-percha e cones de resina; e materiais em estado plástico - cimentos à base de óxido de zinco e eugenol; cimentos à base de resinas plásticas; cimentos à base de hidróxido de cálcio; ...

Qual o conceito da obturação dos canais radiculares?

  • Obturação dos Canais Radiculares Conceitos da obturação na endodontia: “ Consiste no selamento hermético do canal radicular com materiais inertes e/ou antissépticos, eliminando o espaço anteriormente ocupado pela polpa dental, e que fora limpado e modelado através do preparo químico-mecânico”.

Qual a finalidade da obturação?

  • Finalidades da obturação: Um canal radicular vazio, mesmo estéril, atua como verdadeiro tubo de ensaio coletando, em seu interior, líquidos teciduais e exsudatos inflamatórios oriundos da região circunvizinha ao ápice.

Quais são os procedimentos de remoção do canal?

  • Todos os procedimentos de remoção do conteúdo infectado do canal estão inseridos na fase do preparo do canal. Na Medicina, após o controle de infecção, a pele e as mucosas se reconstituem e “selam” o organismo contra a reinfecção. A reconstituição da pele e das mucosas é a síntese da demonstração de reparo que o organismo pode dar.

Qual é o momento ideal para a obturação?

  • Qual é o momento ideal para a obturação? Com o canal corretamente modelado, ausência de dor, ausência de exsudato e selamento coronário íntegro. Saiba mais sobre as técnicas da Condensação Lateral e Técnica Hibrida de Tagger, clique aqui

Postagens relacionadas: