Em que circunstâncias a reserva de plenário pode ser dispensada no controle de constitucionalidade?
Índice
- Em que circunstâncias a reserva de plenário pode ser dispensada no controle de constitucionalidade?
- O que se entende por cláusula de full bench?
- Qual o impacto da cláusula de reserva de plenário?
- Qual o princípio da reserva de plenário?
- Será que essa cláusula é exigida para a declaração de constitucionalidade?
Em que circunstâncias a reserva de plenário pode ser dispensada no controle de constitucionalidade?
97 da Constituição, como é cediço, estabelece a cláusula de reserva de plenário nos termos seguintes: Art. 97. Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público.
O que se entende por cláusula de full bench?
A regra da full bench , também conhecida como cláusula de reserva de plenário, é, por assim dizer, um requisito para que lei ou ato normativo do Poder Público seja declarado inconstitucional, qual seja o voto da maioria dos membros do tribunal.
Qual o impacto da cláusula de reserva de plenário?
- O artigo estuda o impacto da cláusula de reserva de plenário no controle difuso de constitucionalidade exercido pelos tribunais, especialmente à luz do que preconiza o enunciado nº 10 da súmula de jurisprudência vinculante do STF.
Qual o princípio da reserva de plenário?
- O princípio da reserva de plenário é importante cláusula de limitação ao controle de constitucionalidade de normas infraconstitucionais e foi introduzido no ordenamento brasileiro por oportunidade da Constituição de 1934.
Será que essa cláusula é exigida para a declaração de constitucionalidade?
- Deve-se ressaltar que essa cláusula só é exigida para a declaração de inconstitucionalidade, não se aplicando para a declaração de constitucionalidade, devido ao Princípio de Presunção de Constitucionalidade das Leis.