adplus-dvertising

Quais os sintomas de hipotireoidismo em bebê?

Índice

Quais os sintomas de hipotireoidismo em bebê?

Quais os sintomas de hipotireoidismo em bebê?

Os sintomas de hipotireoidismo congênito têm relação com os menores níveis de T3 e T4 circulantes no organismo do bebê, podendo ser observado:

  • Hipotonia muscular, que corresponde aos músculos muito flácidos;
  • Aumento do volume da língua;
  • Hérnia umbilical;
  • Desenvolvimento ósseo comprometido;
  • Dificuldade respiratória;

Quando suspeitar de hipotireoidismo?

No exame clínico, o endocrinologista apalpa o pescoço para ver se há alguma alteração na tireoide. Porém, para confirmar se a glândula está trabalhando lentamente, é preciso fazer um exame de sangue. O teste consegue medir as dosagens de T3 e T4. Se a dupla estiver lá embaixo, há suspeita de hipotireoidismo.

Como podemos caracterizar hipotireoidismo?

Principais sintomas do hipotireoidismo

  1. Falta de apetite;
  2. Ganho de peso constante, mesmo sem exagerar no consumo de alimentos;
  3. Depressão;
  4. Intolerância ao tempo frio;
  5. Redução dos batimentos cardíacos;
  6. Fadiga;
  7. Prisão de ventre;
  8. Dificuldade de raciocinar de forma clara;

O que a tireoide pode causar na criança?

A falta ou o excesso dos hormônios tireoidianos (o T3 e o T4) prejudica o desenvolvimento do corpo e pode levar a problemas neurológicos e dificuldade de aprendizado. Aliás, acertar os níveis dessas substâncias logo nos primeiros meses de vida é a única forma prevenível de debilidade mental.

O que é tireóide em recém-nascido?

O hipotireoidismo é uma redução na produção do hormônio da tireoide. O hipotireoidismo no recém-nascido pode ocorrer se houver um problema estrutural na glândula tireoide. Os sintomas podem incluir atraso no crescimento e no desenvolvimento com o passar do tempo.

O que o hipotireoidismo pode causar no bebê?

“Quando o bebê não tem o aporte necessário dos hormônios tireoidianos nesse período, as consequências para a saúde dele podem ser irreversíveis como alterações da cognição, diminuição do quociente de inteligência, defeitos da fala e até retardo mental”, ressalta Dr.

Quais os sintomas do hipotiroidismo alto?

Entre os sintomas do hipotireoidismo estão:

  • Depressão.
  • Desaceleração dos batimentos cardíacos.
  • Intestino preso.
  • Menstruação irregular.
  • Diminuição da memória.
  • Cansaço excessivo.
  • Dores musculares.
  • Sonolência excessiva.

Como saber se tenho hipertiroidismo ou hipotiroidismo?

O diagnóstico pode ser feito pela dosagem do hormônio TSH produzido pela hipófise e dos hormônios T3 e T4 produzidos pela tireoide. Níveis elevados de TSH e baixos dos hormônios da tireoide caracterizam o hipotireoidismo. TSH baixo e alta dosagem de hormônios da tireoide caracterizam o hipertireoidismo.

Como pode ser caracterizado o hipotireoidismo primário?

O hipotireoidismo primário é caracterizado pelos baixos níveis de T3 e T4 e altos níveis de TSH. Isso porque a hipófise mantém seu trabalho normalmente ativo e tenta superestimular a glândula a fim de suprir a falta de hormônios tireoidianos.

Por que ocorre o hipertireoidismo?

  • Hipotireoidismo: a glândula tem sua atividade reduzida, provocando uma produção hormonal insuficiente. A consequência é a redução de velocidade do metabolismo. Por que isso acontece? Em mais de 70% dos casos de hipertireoidismo, a causa é a doença de Graves.

Por que o hipotireoidismo pode ser causado?

  • Menos frequentemente, o hipotireoidismo pode ser causado por: Alguns casos são desencadeados por um mal desenvolvimento da tireoide, que aconteceu intra-útero, ou seja, durante a gestação. Para esses casos, os especialistas deram o nome de hipotireoidismo congênito.

Posso desenvolver hipotireoidismo durante a gravidez?

  • Hipotireoidismo na gravidez. Algumas mulheres podem desenvolver hipotireoidismo durante ou após a gestação, porque, muitas vezes, elas produzem anticorpos voltados para a sua própria tireoide – o que afetaria a produção dos hormônios.

Como acometer o hipotireoidismo?

  • As duas enfermidades podem acometer homens, mulheres e crianças em qualquer idade. Contudo, o hipertireoidismo é mais frequente entre as mulheres durante o período da menopausa e no puerpério. Quanto ao hipotireoidismo, ele afeta, majoritariamente, os adultos maduros —em especial as mulheres.

Postagens relacionadas: