Quando foi criado o SPED Contábil?
Índice
- Quando foi criado o SPED Contábil?
- Como foi criado o SPED?
- Quando iniciou o SPED ICMS IPI?
- O que é o SPED e por quem foi criado?
- Como funciona o SPED contábil?
- O que significa a sigla SPED?
- Quem inventou o SPED?
- Como são assinados os arquivos do SPED?
- Qual o prazo para entregar o Sped Fiscal?
- O que é SPED Fiscal ICMS IPI?
- Qual a sigla do SPED?
- Como o SPED é instituído?
- Qual a vantagem do SPED?
- Quais são as premissas do SPED?
Quando foi criado o SPED Contábil?
2007 O que é SPED Contábil? O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) começou a ser implantado em 2007 e consiste em um processo de digitalização do governo.
Como foi criado o SPED?
O SPED foi criado em 2007, com a promulgação do Decreto nº 6.022. Ele integrava o famoso Programa de Aceleração do Crescimento, implantado pelo governo federal da época. O intuito era modernizar o envio de dados do contribuinte para a Receita Federal, inclusive acabando com as entregas em papel.
Quando iniciou o SPED ICMS IPI?
EFD ICMS/IPI "SPED FISCAL" O Convênio ICMS 143/2006, posteriormente substituído pelo Ajuste SINIEF 02/2009, instituiu a Escrituração Fiscal Digital – EFD, de uso obrigatório para os contribuintes do ICMS ou do IPI.
O que é o SPED e por quem foi criado?
O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), é o sistema criado pelo governo federal para o recebimento de informações fiscais e contábeis das empresas. Uma verdadeira plataforma para envio das obrigações acessórias para o FISCO.
Como funciona o SPED contábil?
O Sped Contábil é uma nova forma de disponibilização ao fisco, para as escriturações fiscal e contábil, por meio de transmissão de arquivos digitais. Basicamente, o SPED é a transcrição digital dos documentos contábil e fiscal das empresas, validado por meio de uma certificação digital de entidades credenciadas.
O que significa a sigla SPED?
Sped significa Sistema Público de Escrituração Digital. Trata-se de uma solução tecnológica que oficializa os arquivos digitais das escriturações fiscal e contábil dos sistemas empresariais dentro de um formato específico e padronizado.
Quem inventou o SPED?
Serpro O SPED, abreviação de Sistema Público de Escrituração Digital, começou a ser desenvolvido pelo Serpro ainda no Governo Fernando Henrique Cardoso com a edição da Lei nº 9.989/00 (Plano Plurianual 2000/2003) que contemplava o programa de modernização das administrações tributárias e aduaneiras.
Como são assinados os arquivos do SPED?
O arquivo deverá ser assinado digitalmente pelo empresário ou representante legal da sociedade empresária e pelo contabilista responsável pela escrituração. ... Essa informação de autenticação é fornecida ao titular da escrituração por intermédio do Sped por meio de consulta à Internet.
Qual o prazo para entregar o Sped Fiscal?
A ICMS/IPI ou SPED Fiscal deve ser transmitida mensalmente ao SPED em datas determinadas pela administração tributária da unidade federada. Em São Paulo, por exemplo, o prazo de entrega é até o dia 20 do mês subsequente. Já em Minas Gerais, o prazo é até o dia 15 do mês subsequente, de acordo com a legislação vigente.
O que é SPED Fiscal ICMS IPI?
A EFD ICMS/IPI (Escrituração Fiscal Digital) é um dos módulos do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), devendo ser transmitida mensalmente à Receita Federal por meio de arquivo digital, conforme estabelece a legislação de estado e município.
Qual a sigla do SPED?
- SPED é a sigla que significa Sistema Público de Escrituração Digital. ... (PVA). Este pode ser instalado junto com o sistema ERP da empresa. Desse modo, é mediante o programa que os dados fiscais são validados e, em seguida, enviados ao Fisco. Assim sendo, o SPED é estruturado em diferentes PVAs.
Como o SPED é instituído?
- O SPED – Sistema Público de Escrituração Digital, foi instituído através do Decreto 6.022/2007. O SPED é instrumento que unifica as atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos que integram a escrituração contábil e fiscal dos empresários e das pessoas jurídicas, inclusive imunes ou isentas, ...
Qual a vantagem do SPED?
- Através do SPED há uma redução substancial nos custos com impressões, armazenamento de papel e confecção de Notas Fiscais de bloco com várias vias. Outra vantagem trazida pelo SPED é que, em razão dele, a Receita Federal tem eliminado declarações outrora exigidas, como por exemplo a DACON e DIPJ.
Quais são as premissas do SPED?
- As principais premissas do SPED são: - empresários, sociedade empresária e contabilista usarão assinatura digital com certificação digital no padrão ICP-Brasil. - a entrega do documento fiscal eletrônico será via internet (on-line em condições normais ou off-line em caso de contingência).