adplus-dvertising

O que foi a revolta do Felipe dos Santos?

Índice

O que foi a revolta do Felipe dos Santos?

O que foi a revolta do Felipe dos Santos?

Também conhecida como Revolta de Vila Rica, este movimento nativista ocorreu no ano de 1720, na região das Minas Gerais, durante o período do Ciclo do Ouro. A região de Minas Gerais produzia muito ouro no século XVIII. A coroa portuguesa aumentou muito a cobrança de impostos na região.

Quem foi Felipe dos Santos qual a revolta que ele participou?

Filipe dos Santos Freire ( c. 16) foi um tropeiro português, representante das camadas populares de Vila Rica, que instigou a Revolta de Vila Rica, em 28 de junho de 1720.

Onde ocorreu a revolta de Felipe dos Santos?

Ela ocorreu no século XVIII, no ano de 1720 e, nessa época, a região das Minas Gerais era chamada de Real Capitania das Minas de Ouro e dos Campos Gerais dos Cataguases e é considerada uma revolta antecessora da Inconfidência Mineira.

Por que aconteceu a revolta de Felipe dos Santos?

Graças às amarras econômicas estabelecidas pelo pacto colonial, os colonos ainda eram obrigados a pagar os altos valores cobrados sob os gêneros manufaturados oferecidos por Portugal. Mediante essa lógica de exploração e controle é que compreendemos a deflagração da Revolta de Filipe dos Santos, em 1720.

Qual foi o motivo da revolta de Felipe dos Santos?

A Revolta de Vila Rica refletiu a insatisfação popular, gerada devido aos monopólios portugueses e a forte tributação. O objetivo dos participantes da revolta era implantar o regime republicano para que o país pudesse deixar de ser uma colônia de Portugal.

O que foi a revolta de Felipe dos Santos e quais foram as consequêcias?

A Revolta de Vila Rica foi um movimento nativista que ocorreu em Minas Gerais em 1720. A Revolta de Vila Rica, também conhecida como Revolta de Filipe dos Santos, foi um movimento social de caráter nativista que ocorreu em 1720 na Vila Rica de Nossa Senhora do Pilar do Ouro Preto (atual Ouro Preto, Minas Gerais).

Quem ganhou a Revolta de Vila Rica?

Filipe dos Santos A revolta obteve, do governador dom Pedro Miguel de Almeida Portugal, Conde de Assumar, uma enérgica reação que culminou com a execução do principal líder, Filipe dos Santos.

Qual foi a causa da revolta de Felipe dos Santos?

A Revolta de Vila Rica foi um movimento nativista que ocorreu em 1720, mais precisamente durante o Ciclo do Ouro. A revolta ocorreu devido ao aumento dos impostos pela Coroa Portuguesa.

Onde ocorreu a Revolta de Vila Rica?

Aconteceu entre 28 de junho e 19 de julho de 1720, na então Vila Rica (Ouro Preto), cidade da Real Capitania das Minas de Ouro e dos Campos Gerais dos Cataguases, na Colônia do Brasil, pertencente a Portugal.

Qual foi a principal causa da Inconfidência Mineira?

A Inconfidência Mineira foi um movimento separatista que aconteceu 1789 em pleno ciclo do ouro, organizado pela capitania de Minas Gerais. Foi resultado de uma insatisfação da elite daquela capitania, por conta da política de altos impostos que estavam sendo cobrados pela Coroa Portuguesa.

Quando ocorreu a deflagração da Revolta de Filipe dos Santos?

  • Mediante essa lógica de exploração e controle é que compreendemos a deflagração da Revolta de Filipe dos Santos, em 1720. A hostilidade e a desconfiança instaladas na região das minas faziam com que qualquer suspeita de contrabando ou sonegação acionassem a rígida ação das tropas metropolitanas.

Quem é Filipe dos Santos?

  • Nesse contexto, Filipe dos Santos, um fazendeiro da região e também tropeiro, dono de tropas de mulas que transportavam as mercadorias, acabou atraindo as camadas mais populares e classe médias urbanas. Ele discursava sobre o fim das Casas de Fundição e a diminuição da fiscalização feita pela metrópole.

Quem foi Filipe dos Santos Freire?

  • Filipe dos Santos Freire ( c. 16) foi um tropeiro português, representante das camadas populares de Vila Rica, que instigou a Revolta de Vila Rica, em 28 de junho de 1720.

Qual a causa da revolta?

  • Outra causa da revolta eram os privilégios que Portugal concedia aos comerciantes portugueses, além da repressão às liberdades individuais que havia na colônia. Felipe dos Santos Freire era um rico fazendeiro e tropeiro (dono de tropas de mulas para transporte de mercadorias).

Postagens relacionadas: