Quando e como surgiu a feijoada?
Quando e como surgiu a feijoada?
Os portugueses não desprezavam essas carnes. E o que os escravos comiam era basicamente feijão com farinha. A feijoada (prato com técnica europeia, similar aos vários tipos de cozidos, como os de Portugal, Espanha, França, e outros) teria se desenvolvido no final do século XIX, em restaurantes cariocas.
Em que estado surgiu a feijoada?
A primeira menção conhecida à "feijoada à brasileira" deu-se no Recife em 1827. E a versão portuguesa tem origem no norte do país.
Porque a feijoada é consumida no sábado?
Alguns acreditam que sábado tenha sido o dia escolhido, pois é quanto temos mais tempo para cozinhar e fazer a digestão depois de comer. Porém, a teoria mais corrente é que tenhamos herdado essa tradição da colonização portuguesa.
Qual a origem da feijoada brasileira?
- Mas a feijoada tem as especificidades da culinária brasileira. O feijão preto é originário da América do Sul e era chamado pelos guaranis de comanda, comaná ou cumaná. A farinha de mandioca também tem origem americana, sendo adotada como componente básico da alimentação pelos africanos e europeus que vieram para o Brasil.
Qual a difusão da feijoada?
- Sua difusão teria se dado em hotéis e pensões, principalmente a partir do Rio de Janeiro. Porém, a propagação da ideia da feijoada como prato nacional seria consequência das ações dos modernistas para construir uma identidade nacional brasileira, segundo Carlos Alberto Dória.
Por que a feijoada seria um prato nacional?
- Porém, a propagação da ideia da feijoada como prato nacional seria consequência das ações dos modernistas para construir uma identidade nacional brasileira, segundo Carlos Alberto Dória. A feijoada seria um dos signos da brasilidade, caracterizada pelo tema da antropofagia, da deglutição cultural que permeou a formação da nação brasileira.
Qual era a cultura do feijão?
- Era uma cultura essencialmente doméstica, a cargo da mulher e das filhas, enquanto o homem se ocupava com as outras plantações e com o gado. A facilidade do manejo e seus custos relativamente baixos fizeram com que a cultura do feijão se alastrasse no século XVIII entre os colonos.