adplus-dvertising

Como ocorre o fenômeno aurora polar?

Índice

Como ocorre o fenômeno aurora polar?

Como ocorre o fenômeno aurora polar?

A aurora polar é um fenômeno óptico composto de um brilho observado nos céus noturnos em regiões próximas a zonas polares, em decorrência do impacto de partículas de vento solar e a poeira espacial encontrada na via láctea com a alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo magnético terrestre.

Onde há partículas elétricas que produzem o fenômeno conhecido como aurora boreal?

Ao atingir a ionosfera, camada superior da atmosfera terrestre, produz radiações eletromagnéticas, liberando átomos de oxigênio e nitrogênio, o que gera os efeitos visuais da aurora.

Onde ocorre auroras polares?

As auroras geralmente ocorrem nos círculos polares Ártico e Antártico. As auroras boreais são mais fáceis de ver pois temos uma maior quantidade de países no Hemisfério Norte situados ao redor do círculo polar ártico, principalmente entre os meses de agosto a abril, quando o fenômeno é mais frequente.

Onde é possível ver a aurora boreal?

Resumidamente, as condições ideais para ver a aurora boreal são:

  1. Ser inverno;
  2. Ser noite de céu limpo e o mais escuro possível (de preferência não ser lua cheia);
  3. Ter nenhuma ou o mínimo de luz não natural possível;
  4. Ter atividade solar suficiente ao longo do dia.

Qual o fenômeno da aurora boreal?

  • O fenômeno da aurora boreal costuma ser um grande atrativo turístico, sendo um evento natural procurado por milhares de pessoas todos os anos.

Como ocorrem as auroras polares?

  • Além do mais, as auroras polares ocorrem somente nas áreas de elevada latitude em razão da força do campo magnético da Terra.

Qual o fenômeno da aurora austral?

  • O mesmo fenômeno de luzes, resultado da atividade solar, ocorre também no hemisfério sul do planeta. Nesse hemifério, é chamado de aurora austral, nome criado pelo navegador inglês James Cook. A cidade de Ushuaia, capital da Província da Terra do Fogo na Argentina, é um dos lugares que podemos observar a aurora austral.

Quais são as auroras boreais?

  • Existem auroras boreais de diversas cores, que dependem do tipo de gás ou molécula que participou dessa interação com os elétrons provenientes dos ventos solares.

Postagens relacionadas: