adplus-dvertising

Quando se usa reticências no início da frase?

Índice

Quando se usa reticências no início da frase?

Quando se usa reticências no início da frase?

Reticências são sinais gráficos que fazem referência ao sentido de continuísmo, podendo ser utilizadas no início, meio ou fim de uma frase. ... As reticências também podem indicar uma ação que ainda não terminou, além de transmitir sentimentos como dúvidas, surpresas, hesitações, suspense etc.

Como usar reticências exemplos?

Veja alguns exemplos:

  1. Não sei se devo aceitar o convite... Quero ir, mas tenho os meus receios.
  2. Eu… eu não sei… não sei o que podemos fazer agora…
  3. Não a quero ver… nem falar com ela… não… nunca mais…
  4. Não quero sobremesa... porque... porque não estou com vontade.

Qual é a função das reticências no primeiro parágrafo?

Resposta:A função das reticências no primeiro fragmento é o de criar uma ideia de interrupção nos pensamentos do personagem, o que nos transmite a clara intensão de omitir informações para o leitor, o que ajuda a criar certo suspense.

O que significa três pontos dentro de parênteses?

Os sinais que refere destinam-se a indicar que há cortes ou supressões no texto que é citado. ... para indicar supressão de texto ou de palavra (ver Código de Redacção Interinstitucional da Comissão Europeia). Em alternativa, há quem use (...), com três pontos, mas nunca (....), com quatro pontos.

Qual é a função da vírgula?

A vírgula é utilizada para separar elementos ou locuções explicativas ou corretivas, como “a propósito”, “além disso”, “digo”,” isto é”, “ou seja” etc.

Quando se usa reticências entre colchetes?

Nas omissões em citações – quando, em meio à citação, suprimem-se trechos do texto citado (permitidas quando não alteram o sentido da frase ou do texto), esta omissão deve ser indicada através de reticências entre colchetes (ou parênteses): [...].

Tem espaço depois das reticências?

Tradicionalmente, em Portugal e no Brasil as reticências, quando representam interrupção na frase ou inflexão de voz, são colocadas imediatamente a seguir à última palavra, sem espaço (ex.: `sem espaço... ´).

Quando usar as reticências?

  • Quando usar as reticências? 1. Para interromper um pensamento de forma que o leitor subentenda o que seria enunciado ou imagine: a) Ele disse que não queria, mas... b) Nada disso teria acontecido se... você sabe. 2. Para indicar hesitações comuns na oralidade:

Qual a origem da palavra reticência?

  • A palavra tem origem no latim e significa algo implícito. De uma forma geral, as reticências indicam um pensamento que ainda não terminou ou a omissão de alguma coisa que não foi escrita. Trata-se de um sinal de pontuação que demonstra uma interrupção da frase.

Como as reticências podem ser empregadas?

  • As reticências, representada pela sequência de três pontos (...), é um sinal gráfico que sinaliza, principalmente, interrupção no discurso.Esse sinal de pontuação pode ser utilizado em diversas situações. Para esclarecer qualquer dúvida, o Toda Matéria traz explicação e exemplos de como as reticências podem ser empregadas.

Quais são as reticências de um discurso?

  • As reticências são muito boas para mostrar a hesitação dos falantes de um discurso, a dúvida em tomar uma decisão, ou mesmo a timidez. Exemplo: Não sei se devo aceitar o convite... Quero ir, mas tenho os meus receios. Veja também: Sinais de Pontuação. 3.

Postagens relacionadas: