Em qual fase e subfase ou estágio da meiose ocorre o crossing over?

Em qual fase e subfase ou estágio da meiose ocorre o crossing over?
Um dos principais fenômenos que ocorrem na meiose é a permutação, também conhecida como crossing-over. Nesse processo ocorre a troca de pedaços entre cromossomos homólogos, aumentando assim a variedade genética. Sabendo-se que a permuta ocorre na prófase I, marque a subfase em que ocorre esse processo.
Qual a importância do Crossing-Over e onde ocorre?
A diversidade entre indivíduos tem origem no processo de recombinação gênica que ocorre durante a meiose. Este mecanismo é conhecido como crossing-over (cruzamento cromossômico), e é responsável pela variabilidade genética característica da reprodução sexuada.
Qual a relação entre meiose e variabilidade?
- A relação existente entre meiose e variabilidade é baseada principalmente na ocorrência de crossing-over. O crossing é um fenômeno que envolve cromátides homólogas. Consiste na quebra dessas cromátides em certos pontos, seguida de uma troca de pedaços correspondentes entre elas.
Quando ocorre a condensação dos cromossomos?
- Liptoteno, zigoteno, paquiteno, diploteno e diacinese No liptoteno é a fase (ou subfase) na qual inicia se a condensação dos cromossomos. No paquíteno os cromossomos estao um do lado do outro e altamente condensados, e ocorre o fenomeno do crossing over, que é uma troca de pedaços do cromossomo (quiasma)
Como ocorre a troca de genes em um cromossomo?
- Ocorre a quebra delas em alguns pontos e, na sequência, há uma troca de pedaços correspondentes entre elas. Vale destacar ainda que as trocas provocam o surgimento de outras sequências de genes ao longo dos cromossomos. Dessa forma, se existem vários genes combinados em um cromossomo, após o crossing a combinação pode ser alterada.