Como os surdos eram vistos nos séculos passados?
Índice
- Como os surdos eram vistos nos séculos passados?
- Como surgiu a educação de surdos?
- Qual o direito educacional adquirido pelos surdos?
- Em que época os surdos eram marginalizados?
- Como o surdo era visto na Idade Antiga Média e Moderna?
- Como foi implementada a educação de Surdos no Brasil?
- Qual a definição da pessoa surda?
- Por que os estudos são importantes?
- Quando a criança percebe que os pais se interessam por seus estudos?
- Quais mudanças aconteceram com a língua oficial dos surdos?

Como os surdos eram vistos nos séculos passados?
Naquela época, eles eram adorados como deuses, servindo de mediadores entre deuses e faraós do Egito. Já em outras regiões, eles eram lançados ao mar ou de penhascos, ou ainda, oferecidos em sacrifício aos ídolos (deuses). Os surdos eram tratados como seres inválidos condenados à morte.
Como surgiu a educação de surdos?
No Brasil, o ensino de surdos começa a existir em 1855 com a chegada do educador francês Hernest Huet em 1855. Ele, juntamente ao imperador D. Pedro II, funda em 1857 o Imperial Instituto de Surdos Mudos (Lei número 939, de 26 de setembro de 1857).
Qual o direito educacional adquirido pelos surdos?
De acordo com o Decreto 6.253 e Decreto 7.611, toda a pessoa surda tem direito à educação especializada, chamada também de AEE (Atendimento Educacional Especializado), em que o aluno terá o reforço da língua portuguesa, mais aulas de Libras e demais habilidades que o auxiliarão dentro do ambiente escolar.
Em que época os surdos eram marginalizados?
Por causa da predominância da língua oral, os surdos começaram a ser excluídos do convívio humano. Na Grécia Antiga, os surdos não eram considerados seres humanos competentes, pois, para os gregos, sem fala, não havia linguagem e nem conhecimento, por isso os surdos eram abertamente marginalizados.
Como o surdo era visto na Idade Antiga Média e Moderna?
Para a sociedade da época, os surdos na Idade Média eram quase que totalmente excluídos. Isso ocorria principalmente em virtude de determinadas crenças sociais e religiosas, que interferiam na forma como as pessoas no geral viam as pessoas surdas.
Como foi implementada a educação de Surdos no Brasil?
No Brasil, a educação de surdos tem início, formalmente em 1857, quando o professor surdo Eduard Huet veio para o Rio de Janeiro a pedido do Imperador D. ... Vale salientar, entretanto, que as meninas surdas só tiveram direito à educação no início do século XX quando surgiu o Instituto Santa Terezinha, em São Paulo.
Qual a definição da pessoa surda?
- Nessa perspectiva, o uso da Libras passou a ser um direito dos surdos. Além disso, a definição da pessoa surda, segundo o Decreto citado acima, passou a ser aquela pessoa que, apesar da perda auditiva, compreende o mundo e, ao mesmo tempo, interage com ele por meio de experiências visuais.
Por que os estudos são importantes?
- Os estudos são importantes, pois é com eles que adquirimos conhecimentos, cultura, e traçamos objetivos na vida. Através dos estudos nós convivemos com pessoas diferentes e educação diferente das quais recebemos em casa. Famílias cuja base tem uma melhor formação escolar tendem a planejar seu futuro, fazem planejamento familiar, ...
Quando a criança percebe que os pais se interessam por seus estudos?
- Quando a criança percebe que os pais se interessam por seus estudos e por suas experiências escolares, ela sente-se valorizada, desenvolvendo-se de forma segura e com boa autoestima. Essa demonstração de interesse pela vida escolar dos filhos é parte fundamental em seu processo de aprendizagem.
Quais mudanças aconteceram com a língua oficial dos surdos?
- Com o reconhecimento da Libras como língua oficial dos surdos pela Lei Federal nº 10.436, de 24 de abril de 2002 (Brasil, 2002), e com sua regulamentação por meio do Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005 (Brasil, 2005), mudanças significativas aconteceram em relação às comunidades de surdos.