Qual é a função sintática do termo destacado?
Índice
- Qual é a função sintática do termo destacado?
- O que é complemento nominal com exemplo?
- Em qual alternativa o termo destacado é um complemento nominal?
- Como transformar uma frase em complemento nominal?
- Como identificar a função sintática de uma frase?
- Qual a classificação do termo destacado em A Terra era povoada de selvagens?
- Como saber o que é complemento nominal?
- Quais são os tipos de complemento nominal?
- Como descobrir o complemento nominal?
- Como destacar um complemento nominal em uma frase?
Qual é a função sintática do termo destacado?
Os termos destacados, quanto à função sintática, são, respectivamente: a) complemento nominal – objeto indireto – adjunto adnominal. b) objeto indireto – adjunto adnominal – complemento nominal.
O que é complemento nominal com exemplo?
O que é o complemento nominal: O complemento nominal cumpre a função de completar ou alterar o sentido de um nome e é sempre introduzido por uma preposição. Vejamos este exemplo de complemento nominal: Eu tenho medo de filme de terror. Note como “filme de terror” completa o significado do substantivo “medo”.
Em qual alternativa o termo destacado é um complemento nominal?
A alternativa que também contém um termo destacado com a função de COMPLEMENTO NOMINAL é a letra D - “Ele sentiu necessidade do apoio do grupo.” Nesta frase, o termo em destaque “do apoio” é também COMPLEMENTO NOMINAL do substantivo “necessidade”.
Como transformar uma frase em complemento nominal?
Resposta: Já o objeto indireto completa o sentido de um verbo transitivo indireto e regido por preposição, obrigatoriamente. O complemento nominal completa o sentido dos nomes – substantivo, adjetivo e advérbio – e assim como o objeto indireto também é regido por preposição.
Como identificar a função sintática de uma frase?
Se analisarmos as relações entre os termos na oração, perceberemos que eles exercem as seguintes funções sintáticas:
- “eu”: sujeito da oração;
- “pedi o carro ao meu pai ontem”: predicado da oração;
- “o carro”: objeto direto;
- “ao meu pai”: objeto indireto;
- “ontem”: adjunto adverbial.
Qual a classificação do termo destacado em A Terra era povoada de selvagens?
O termo "de selvagens" é agente da passiva porque é ele quem pratica a ação sobre o sujeito paciente (a terra). Na voz ativa, a oração ficaria: "Os selvagens povoavam a terra".
Como saber o que é complemento nominal?
Complemento nominal, como o nome sugere, é um termo da oração responsável por completar o sentido de um nome, que para a gramática é representado pelos substantivos, adjetivos ou advérbios.
Quais são os tipos de complemento nominal?
Atenção: O complemento nominal pode integrar o sentido do sujeito, do predicativo, do objeto direto, do objeto indireto, do agente da passiva, do adjunto adverbial, do aposto ou do vocativo.
Como descobrir o complemento nominal?
Para saber quem é o objeto direto, perguntamos ao verbo: “o quê?”: “Têm o quê?” Necessidade. E para encontrar o complemento nominal, basta perguntar ao objeto direto “de quê?”: “As pessoas têm necessidade de quê?”.
Como destacar um complemento nominal em uma frase?
Complemento nominal é o termo da oração que têm a função de completar o sentido de um nome, seja ele um substantivo abstrato, adjetivo ou advérbio. O complemento nominal sempre é precedido de uma preposição. Exemplos: Tenho esperança de que ela chegue a tempo (de que ela chegue a tempo = complemento nominal).