Qual foi a teoria dos Dois Mundos de Platão?
![Qual foi a teoria dos Dois Mundos de Platão?](https://i.ytimg.com/vi/iyxUaN3xmPM/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLDrq6xbHfoCO-HxuL5ambtmnejWcQ)
Qual foi a teoria dos Dois Mundos de Platão?
Ouça em voz altaPausarInspirado pelas teorias de Parmênides acerca do imobilismo, Platão elaborou uma teoria metafísica dualista, que divide o mundo em duas categorias: o Mundo das Ideias e das Formas e o mundo sensível.
Qual a diferença entre o mundo das ideias e o mundo sensível?
Ouça em voz altaPausarPara Platão, no mundo das ideias não existe mudança, pois tudo é eterno, assim como para Parmênides. E, no mundo dos sentidos de Platão tudo está mudando e sujeito ao erro, assim como para o pensamento de Heráclito.
Qual é a teoria de Platão?
Ouça em voz altaPausarO Platonismo reúne as diversas abordagens da teoria de Platão: metafísica, retórica, ética, estética, lógica, política, dialética e da dualidade (corpo e alma), sendo classifica em três períodos, a saber: Platonismo Antigo (século IV a.C. até a primeira metade do século I a.C.)
O que diz a teoria do mundo sensível de Platão?
Ouça em voz altaPausarSegundo Platão, o Mundo Sensível é aquele onde se encontra a maioria das pessoas, aprisionadas do mundo iluminado, onde somente podem ver sombras de imagens manipuladas por outros, tanto na sua forma como na sua dimensão.
Quais são as principais teorias de Platão?
Ouça em voz altaPausarO idealismo platônico é o que há de mais marcante em sua obra. Com base na noção de que o conhecimento das Ideias ou Formas puras, imutáveis e perfeitas é o único conhecimento verdadeiro (obtido pelo intelecto), o filósofo afirmou que o nosso conhecimento sobre a matéria (obtido pelos sentidos) é enganoso.
O que é o mundo sensível?
Ouça em voz altaPausar– O mundo concreto e sensível: trata-se de um mundo acessível pelos sentidos ou material. É o mundo que conhecemos pelo olfato, paladar, audição, visão e tato. A opinião (doxa), fundamentada nas sensações, tem uma “falsa consciência” de si mesma, julgando-se correta.