Em qual fase processual ocorre a concentração da produção de provas?
Índice
- Em qual fase processual ocorre a concentração da produção de provas?
- Qual o momento correto para a produção de prova documental?
- O que acontece na fase instrutória?
- Quando são produzidas as provas?
- Quais são os momentos da prova?
- O que significa fase postulação em um processo?
- O que é fase introdutória?
- Por que a produção de provas?
- Como se antecipar a produção de alguma prova?
- Qual a etapa da apresentação de provas?
- Qual a finalidade da prova?
Em qual fase processual ocorre a concentração da produção de provas?
Se o processo chegou a essa fase é porque os elementos de prova, sobretudo documentos, apresentados na fase postulatória não foram suficientes para formar a convicção do juiz, a fim de que pudesse ele compor o litígio, com o acolhimento ou rejeição do pedido do autor.
Qual o momento correto para a produção de prova documental?
Prova documental – regra tradicional: produção de prova na fase postulatória (art. 396 CPC). O momento oportuno para a produção da prova documental inegavelmente é na fase inicial da demanda, sendo apresentados documentos pelo autor junto com a petição inicial e pelo réu junto com a contestação.
O que acontece na fase instrutória?
Trata-se de fase do procedimento comum que destina-se à coleta das provas. As partes começam sua atividade probatória com a inicial e a contestação, momentos em que, de ordinário, devem produzir a prova documental.
Quando são produzidas as provas?
A princípio, as provas são colhidas ao longo de todo o procedimento comum, desde a petição inicial até antes da prolação da sentença: basta pensar na confissão, por exemplo, que pode ser efetivada na própria contestação.
Quais são os momentos da prova?
Três são os momentos da prova: o momento do requerimento, o momento do deferimento e o momento da produção. O do requerimento é feito na petição inicial pelo autor (art. 282, VI) e na contestação pelo réu (art.
O que significa fase postulação em um processo?
Trata-se de fase processual que dura da propositura da ação à resposta do réu, podendo ocasionalmente penetrar nas providências preliminares determinadas pelo juiz. A resposta do réu pode consistir em contestação, impugnação ou reconvenção, que são atividades que ainda pertencem à fase postulatória. ...
O que é fase introdutória?
A fase introdutória reúne basicamente uma faculdade atribuída a algum cargo ou a algum órgão, para apresentar projetos de lei ao Poder Legislativo. Essa faculdade que dá início ao processo legislativo pode ser parlamentar, extraparlamentar, concorrente ou exclusiva.
Por que a produção de provas?
- O tema produção de provas, ganha contornos imprescindíveis. Ele delineará o modo pelo qual as partes poderão persuadir o Juiz. É por isso que o CPC permitiu a produção de todo e qualquer tipo de prova “moralmente legítimo, ainda que não especificados neste Código”. As provas guardam um princípio de ouro. É a chamada paridade das armas.
Como se antecipar a produção de alguma prova?
- Ainda estando em vigor o CPC de 1973, se hoje houver a necessidade de se antecipar a produção de alguma prova, os artigos 846 e seguintes permitem que a parte recorra a uma medida cautelar.
Qual a etapa da apresentação de provas?
- A apresentação de provas é necessária desde a petição inicial, mas há uma etapa processual destinada à produção probatória, a partir da decisão de saneamento e a organização do processo (que, em regra, contém determinações relativas à instrução processual).
Qual a finalidade da prova?
- Toda prova possui como características o objeto (os fatos que desejam certificar), a finalidade (convicção sobre determinada alegação), o destinatário (o magistrado que julgará a causa) e os meios (espécies de provas para constatar o fato), podendo ser obtidas de acordo com a lei ou de forma ilícita.