Quando Deve-se utilizar o calor?
Índice
- Quando Deve-se utilizar o calor?
- Como utilizar crioterapia?
- Quando utilizar gelo?
- Quais atividades doses e indicações da crioterapia?
- Como é feito o tratamento de crioterapia?
- Quais são as formas de aplicação da crioterapia?
- Por que as pessoas recorrem à crioterapia?
- Por que a crioterapia não é novidade?
- Qual a contraindicação da crioterapia?
Quando Deve-se utilizar o calor?
QUANDO USAR O CALOR: Utilizado para lesões crônicas. Função: fazer vasodilatação, usado principalmente para os músculos. Ele ajuda a aliviar a dor de espasmos musculares, pontos de gatilho (espasmos localizados ou nós musculares) e o estresse psicológico (que pode ser um fator importante em muitos problemas de dor).
Como utilizar crioterapia?
O método de aplicação da crioterapia mais frequente foi a aplicação com bolsa de gelo ou compressa de gelo, que consiste em resfriamento que se concentra na pele em até 1 cm de profundidade, geralmente aplicado com um tempo estimado entre 15 a 30 minutos.
Quando utilizar gelo?
Quando usar o gelo? O gelo é um antiinflamatório natural, explica o médico. “É indicado para amenizar inflamações ou imediatamente após um trauma local”, explica. Segundo ele, acidentes que possam causar edemas ou hematomas, como pancadas e torções devem ser tratados com gelo.
Quais atividades doses e indicações da crioterapia?
As indicações para o uso da crioterapia incluem inflamação aguda, dor aguda ou crônica, edema e dor pós-cirúrgica, em conjunto com a cinesioterapia, queimaduras de primeiro grau, pequenas e superficiais, espasticidade, espasmo muscular agudo ou crônico, nevralgias e restauração da amplitude de movimento.
Como é feito o tratamento de crioterapia?
O tratamento de crioterapia funciona através da redução da temperatura da pele do corpo, onde a mudança tem que ser feita drasticamente e durante dez à vinte minutos, no máximo. É necessário o cuidado na utilização do gelo como meio de resfriamento do corpo, pois ele poderá acabar queimando a pele.
Quais são as formas de aplicação da crioterapia?
- Existem ainda outras formas de aplicação da crioterapia como a bolsa de gelo ou compressa de gelo, bolsa de gel, crioimersão ou o “Criospray”. O frio pode ainda ser aplicado quando se pretende promover a restauração estrutural e favorecer o processo de reabilitação, regra geral após exercício físico intenso.
Por que as pessoas recorrem à crioterapia?
- Um dos motivos mais comuns que as pessoas recorrem à crioterapia é para prevenir ou tratar a dor muscular após o exercício, trauma ou lesões agudas. Um relatório publicado afirma que “a crioterapia de corpo é um tratamento físico médico amplamente utilizado na medicina esportiva.
Por que a crioterapia não é novidade?
- Embora a crioterapia possa parecer um conceito novo e excitante, o uso de temperaturas muito frias para reduzir a dor, apoiar a cura e elevar o humor não é, na verdade, novidade. Pessoas de todo o mundo usaram compressas frias e banhos de gelo para promover a cura por centenas de anos.
Qual a contraindicação da crioterapia?
- Contra indicações da crioterapia Como é um método que interfere com a circulação de sangue, o metabolismo e fibras nervosas da pele, as contraindicações do uso de gelo devem ser respeitadas pois, quando a técnica é utilizada de forma inadequada, pode prejudicar a saúde da pessoa, agravando doenças de pele e a má circulação, por exemplo.