adplus-dvertising

Quais são os efeitos diuréticos dos digitálicos?

Índice

Quais são os efeitos diuréticos dos digitálicos?

Quais são os efeitos diuréticos dos digitálicos?

Intoxicação Digitálica Os digitálicos produzem frequentemente efeitos tóxicos, que podem ser graves e até letais. A causa mais frequente é a associação com diuréticos que provocam perda de potássio.

Quando é indicado o uso de digitálicos?

São indicações para seu uso: Arritmias com risco de vida: taquicardia ventricular ou fibrilação ventricular; bloqueios atrioventriculares avançados; bradicardia sintomática; Hipercalemia: K >5-5,5mEq/L; Evidência de disfunção de órgão: insuficiência renal aguda, hipoperfusão, confusão mental.

Quais são as indicações e os efeitos adversos dos digitálicos?

Efeitos adversos Arritmias (doses elevadas podem causar arritmias por fibrilação ventricular); Distúrbios gastrointestinais, como náuseas, vômitos e diarreia; Distúrbios visuais e alucinações; Agitação e convulsão.

Como agem os digitálicos?

Mecanismo de ação Os digitálicos inibem a bomba de sódio (ou Na+/K+ ATPase) que existe nas membranas das células, nomeadamente nos miócitos cardíacos. Apesar de essa proteína existir em todas as células, nas concentrações usadas terapeuticamente, só as células musculares e os neurónios são afectados significativamente.

Quais os sinais e sintomas de intoxicação Digitalica?

confusão, xantopsia, fraqueza), cardíacas (ex. taqui ou bradiarritmias) e gastrointestinais (ex. anorexia, náusea, vômito, dor abdominal). A intoxicação digitálica deve ser suspeitada quando há alterações clínicas e eletrocardiográficas características.

Qual é o mecanismo de ação dos glicosídeos Cardiotônicos?

Abstract: Os glicosídeos cardioativos (GCs) são substâncias que atuam na bomba de sódio e potássio (NKA) do coração exercendo atividade inotrópica. O GC mais conhecido é a digoxina, empregado até hoje no tratamento da insuficiência cardíaca (IC).

Qual ação mais importante dos digitálicos e de o cuidado específico?

A ação mais importante dos digitálicos no coração é o fortalecimento da sua musculatura. As fibras digitalizadas se contraem com maior vigor e possibilitam ao coração esvaziar-se cada vez melhor. O resultado é o aumento do volume de sangue impulsionado a cada contração do ventrículo.

Qual é o mecanismo de ação dos glicosídeos cardiotônicos?

Abstract: Os glicosídeos cardioativos (GCs) são substâncias que atuam na bomba de sódio e potássio (NKA) do coração exercendo atividade inotrópica. O GC mais conhecido é a digoxina, empregado até hoje no tratamento da insuficiência cardíaca (IC).

Como agem os cardiotônicos?

Os cardiotônicos digitálicos exercem moderado efeito inotrópico positivo no músculo cardíaco, ligando-se às membranas dos cardiomiócitos e inibindo a Na+/k+ ATPase delas.

O que é intoxicação por digitálicos?

Os achados clínicos da intoxicação por digitálicos incluem alterações neurológicas (ex. confusão, xantopsia, fraqueza), cardíacas (ex. taqui ou bradiarritmias) e gastrointestinais (ex. anorexia, náusea, vômito, dor abdominal).

Por que os digitálicos são indicados?

  • Pode ser citado principalmente a fibrilação atrial e os distúrbios do ritmo decorrentes da ICC. Os digitálicos são indicados especialmente em casos de ICC, quer seja primária, pela cardiomiopatia dilatada, ou secundária, pelas doenças que reduzem o desempenho cardíaco.

Quais são os efeitos dos digitálicos?

  • Exemplos: Digoxina e digitoxina. Os digitálicos produzem frequentemente efeitos tóxicos, que podem ser graves e até letais. A causa mais frequente é a associação com diuréticos que provocam perda de potássio.

Qual o mecanismo de ação dos digitais?

  • O principal mecanismo de ação dos digitais se dá através da inibição da bomba Na-K-ATPase das células miocárdicas. O aumento intracelular de sódio favorece a troca de sódio por cálcio, levando a um aumento na concentração intracelular deste íon.

Por que os digitálicos são tóxicos?

  • Os digitálicos, também denominados cardioglicosídeos, começaram a ser utilizados no controle das taquiarritmias no século XIX, embora fossem considerados altamente tóxicos. Atualmente, é um dos medicamentos cardíacos mais estudados, perseverando ainda diversas controvérsias com relação ao seu uso.

Postagens relacionadas: