Em quais as orações a seguir o pronome se funciona como índice de indeterminação do sujeito?
Em quais as orações a seguir o pronome se funciona como índice de indeterminação do sujeito?
Em quais das orações a seguir o pronome "se" funciona como índice de indeterminação do sujeito? I - Morre-se um pouco a cada insucesso na investigação. II - Encontraram-se impressões digitais na parede. III - Trata-se de uma argumentação muito convincente.
Em quais das orações a seguir o pronome se funciona?
Questão correta: Em quais das orações a seguir o pronome se funciona como índice de indeterminação do sujeito? I. Morre-se um pouco a cada insucesso na investigação.
Qual o índice de indeterminação do sujeito?
- Índice de Indeterminação do Sujeito. O pronome “se”, entre outras funções, serve para indeterminar o sujeito. O sujeito indeterminado é o tipo de sujeito que não se quer ou não se pode identificar, o que pode acontecer de duas maneiras: 1) na presença de verbo (na 3.ª pessoa do singular) que seja intransitivo, transitivo indireto ou de ligação, ...
Como usar o pronome “se”?
- Pronome “se”: funções e como usar! Aprenda a utilizar adequadamente as diferentes funções do pronome “se” em seu texto e veja exemplos de cada uma das funções! Você sabia que o “se” tem diversas funções e, por isso, pode ter diversos usos?
Qual a função do pronome?
- A resposta para essa pergunta é: pode ser, mas nem sempre essa palavra exercerá a função de pronome. Como vimos na introdução, o “se” pode assumir outras classes gramaticais. As mais comuns são: conjunção (geralmente expressa condição) e verbo (indetermina o sujeito). Entre as funções do “se”, estão as de pronome reflexivo e apassivador.