adplus-dvertising

Qual a definição de hipertensão arterial?

Índice

Qual a definição de hipertensão arterial?

Qual a definição de hipertensão arterial?

A hipertensão arterial ou pressão alta, é uma doença que ataca os vasos sangüíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. Ocorre quando a medida da pressão se mantém freqüentemente acima de 140 por 90 mmHg.

Qual a causa da hipertensão arterial ou pressão alta?

A obesidade, o sedentarismo, o estresse, o tabagismo e quantidades excessivas de álcool ou sódio (sal) na dieta podem desempenhar um papel no desenvolvimento da hipertensão arterial em pessoas que têm uma tendência hereditária para desenvolvê-la. Na maioria das pessoas, a hipertensão arterial não causa sintomas.

O que é uma pressão arterial normal e o que é pressão alta ou hipertensão arterial?

A pressão arterial é medida em milímetros (mm) ou centímetros (cm) de mercúrio (Hg), sendo considerados ótimos os valores de 120 por 80 mmHg ou “12 por 8” cm de Hg. Mas, quando esta pressão está persistentemente maior que 140 por 90 mmHg ou “14 por 9” cm Hg ela é considerada alta e um médico deve ser consultado.

O que fazer em caso de pressão alta?

O que fazer para controlar a pressão alta

  1. Emagrecer, mantendo o peso ideal;
  2. Fazer uma dieta com pouco sal;
  3. Praticar exercícios físicos; veja como controlar a hipertensão com atividade física.
  4. Deixar de fumar, se for o caso;
  5. Evitar ambientes estressantes;
  6. Tomar sempre o medicamento que o médico indicar.

Quais são os fatores que causam a hipertensão?

Essa doença é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, entre eles:

  • Fumo.
  • Consumo de bebidas alcoólicas.
  • Obesidade.
  • Estresse.
  • Elevado consumo de sal.
  • Níveis altos de colesterol.
  • Falta de atividade física;

O que pode causar picos de pressão alta?

A hipertensão, na maioria das vezes, é uma herança genética. Entretanto, pode ser desencadeada por hábitos de vida como: obesidade, ingestão excessiva de sal ou de bebida alcoólica e inatividade física. Ela não tem cura, mas pode e deve ser controlada.

Quais são os benefícios da hipertensão arterial?

  • O tratamento da pressão arterial entre 145//100 mmHg é menos claro, dado que algumas revisões da literatura observam benefícios enquanto outras não observam benefícios claros. A hipertensão arterial afeta entre 16 e 37% de toda a população mundial.

Quais são as manifestações mais comuns de hipertensão arterial?

  • As manifestações mais comuns são insuficiência renal aguda, hemorragias da retina, edema da papila do olho, insuficiência cardíaca aguda e encefalopatia (alterações neurológicas pela pressão elevada). Nem todo paciente com níveis elevados de pressão arterial apresenta hipertensão maligna.

Como a hipertensão arterial não é controlada?

  • Como normalmente ela não causa sintomas durante muitos anos, até um órgão vital ser lesionado, a hipertensão arterial é chamada de “assassina silenciosa”. A hipertensão arterial não controlada aumenta o risco de problemas como acidente vascular cerebral, aneurisma, insuficiência cardíaca, ataque cardíaco e lesão renal.

Como se dar o diagnóstico de hipertensão arterial?

  • Para se dar o diagnóstico de hipertensão arterial são necessárias de três a seis aferições com resultados elevados, realizadas em dias diferentes, com um intervalo maior que um mês entre a primeira e a última aferição. Deste modo, minimizam-se os fatores confusionais externos.

Postagens relacionadas: