adplus-dvertising

Em Quais alternativas o pronome se exerce a função de partícula Apassivadora?

Índice

Em Quais alternativas o pronome se exerce a função de partícula Apassivadora?

Em Quais alternativas o pronome se exerce a função de partícula Apassivadora?

Partícula Apassivadora = pronome apassivador "se" + verbo transitivo direto ou verbo transitivo direto e indireto. Exemplos: Entregaram-se as flores.

Em qual das alternativas o se não é partícula Apassivadora?

Deve ser localizada a alternativa em que a partículasenão é pronome reflexivo. A alternativa que responde a questão é a letra D - “Era-se feliz na fazenda”, pois neste caso o “se” é índice de indeterminação do sujeito, e não pronome reflexivo.

Em Quais alternativas o pronome se exerce?

d) Pronome reflexivo – Neste caso, dependendo da predicação a que se relaciona o verbo, o pronomese” pode exercer a função de objeto direto, indireto ou sujeito de um infinitivo, assumindo o sentido de “a si mesmo”.

Em que casos a palavra se funciona como índice de indeterminação do sujeito dê exemplos?

O pronome “se”, entre outras funções, serve para indeterminar o sujeito. ª pessoa do singular) que seja intransitivo, transitivo indireto ou de ligação, acompanhado do pronome "se": ... Levantou-se mais cedo do que os outros dias.

Quando o se é uma partícula Apassivadora?

A palavra "se", quando empregada junto a verbo transitivo direto ou verbo transitivo direto e indireto, não exerce qualquer função sintática na oração. A sua forma está sendo empregada tão somente para marcar uma voz verbal.

Em que casos a palavra se funciona como partícula Apassivadora do sujeito?

A partícula apassivadora é a palavrase”, quando usada para indicar um verbo na voz passiva. Isso quer dizer que a ação será incidida sobre a própria pessoa, objeto ou situação que é o sujeito da construção frasal.

O que significa a palavra Apassivadora?

f) Partícula apassivadora: acompanha verbo transitivo direto e serve para indicar que a frase está na voz passiva sintética. Para comprovar, pode-se colocar a frase na voz passiva analítica, como está feito abaixo.

Em que oração o se é índice de indeterminação do sujeito?

A palavra "se", quando empregada junto a verbos intransitivos ou transitivos indiretos, não exerce qualquer função sintática na oração. A sua forma está sendo empregada tão somente para marcar um sujeito indeterminado.

Qual a função do pronome?

  • A resposta para essa pergunta é: pode ser, mas nem sempre essa palavra exercerá a função de pronome. Como vimos na introdução, o “se” pode assumir outras classes gramaticais. As mais comuns são: conjunção (geralmente expressa condição) e verbo (indetermina o sujeito). Entre as funções do “se”, estão as de pronome reflexivo e apassivador.

Qual a função da partícula se?

  • Neste caso, a frase está na VOZ ATIVA REFLEXIVA, e a partícula “se” é pronome pessoal reflexivo. Sintaticamente, sua função é de OBJETO DIRETO. Os alunos riram-se. Em construções com esta, a partícula SE não possui função sintática, é chamada de expletiva, pois é usada apenas como um realce estilístico. Estarei aqui bem cedo, se tudo der certo.

Como usar o pronome “se”?

  • Pronome “se”: funções e como usar! Aprenda a utilizar adequadamente as diferentes funções do pronome “se” em seu texto e veja exemplos de cada uma das funções! Você sabia que o “se” tem diversas funções e, por isso, pode ter diversos usos?

Quais são os verbos pronominais?

  • Não deve confundi-los com os verbos reflexivos, que são acidentalmente pronominais. Os verbos pronominais geralmente se referem a sentimentos e fenômenos mentais: lembrar-se, queixar-se, admirar-se, orgulhar-se, arrepende-se, torna-se etc.

Postagens relacionadas: