adplus-dvertising

Quando do casamento qualquer dos nubentes querendo poderá acrescer ao seu o sobrenome do outro?

Índice

Quando do casamento qualquer dos nubentes querendo poderá acrescer ao seu o sobrenome do outro?

Quando do casamento qualquer dos nubentes querendo poderá acrescer ao seu o sobrenome do outro?

1565, do CC que preceitua que pelo casamento, homem e mulher assumem mutuamente a condição de consortes, companheiros e responsáveis pelos encargos da família. § 1º: Qualquer dos nubentes, querendo, poderá acrescer ao seu sobrenome do outro”. ... Assim, nosso entendimento é não suprimir o sobrenome da família.

Como funciona a mudança de nome depois do casamento?

Já era o tempo em que ao casar a esposa necessariamente adotava o sobrenome do marido. Por outro lado, hoje em dia, é o marido que pode adotar o nome da família da mulher. Mas também podem ficar cada um com o nome que chegou à união. E mais: é possível até mesclar os sobrenomes.

Pode casar e continuar com o nome de solteira?

“Pela lei brasileira, a mulher não é obrigada a mudar de nome, nem quando casa nem quando separa. Não existe ter que pedir permissão do marido para manter o sobrenome dele em caso de divórcio.

Qual o sobrenome que vai para a esposa?

Tradicionalmente, a mulher, ao casar-se, adota o sobrenome da família do marido. Isso possui raízes nos antigos costumes, segundos os quais a mulher não trabalhava, e seu papel primordial na sociedade era constituir família.

Quando se casa pode escolher o sobrenome?

Quando duas pessoas decidem se casar, ambas podem mudar o sobrenome, e podem incluir sobrenomes do cônjuge (o que é o mais comum), e, caso o façam, podem retirar algum sobrenome que já tinham. ... O Código Civil estabelece que “Qualquer dos nubentes [noivos], querendo, poderá acrescer ao seu o sobrenome do outro” (art.

É obrigatório alteração do nome de casado?

A mudança de sobrenome é um ato facultativo e que depende apenas da vontade dos noivos, uma vez que a lei deixou de prever a obrigatoriedade desse procedimento. Cientes disso, basta comunicar a decisão ao cartório responsável pelo processo de habilitação do casamento.

Como colocar o sobrenome do marido após o casamento?

Mudar o sobrenome depois do casamento não está previsto na lei. É necessário abrir uma ação legal para tal. Haverá a avaliação do motivo e também se essa mudança não fere interesses de terceiros, como por exemplo a fuga de uma dívida financeira ou ainda dificultar a localização do devedor pelos credores.

Quais documentos preciso atualizar depois de casar?

Sendo assim, após o casamento, necessita-se atualizar documentos como RG, CPF, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Título Eleitoral e Passaporte....Documentos necessários:

  • RG original e cópia;
  • Certidão de casamento original e cópia;
  • Comprovante de endereço com CEP original e cópia;
  • Carteira de trabalho antiga.

Quanto tempo tenho para mudar os documentos depois de casar?

Isso deve ser feito até o mês seguinte ao casamento, para que não corra o risco de se envolver em problemas de nomes diferentes nos documentos, que pode levar até uma 'falsidade ideológica'” – Ricardo Augusto de Leão, diretor de registro civil da Associação dos Notários e Registradores do Paraná (Anoreg-PR).

O que pode alterar no nome quando casa?

A alteração do sobrenome deve ser conversada durante a fase de habilitação para o casamento. Eles devem comunicar a sua decisão ao Cartório de Registro Civil responsável pelo procedimento do matrimônio. A alteração também é possível após o casamento, contudo, é preciso autorização judicial para tanto.

Postagens relacionadas: