E a entidade que fornece o direito de usar o ativo subjacente por um período de tempo em troca de contraprestação?
Índice
- E a entidade que fornece o direito de usar o ativo subjacente por um período de tempo em troca de contraprestação?
- Quando o arrendador transfere substancialmente todos os riscos e benefícios inerentes à propriedade do ativo subjacente para o arrendatário Trata-se de um arrendamento financeiro?
- Qual o objetivo do Pronunciamento Técnico CPC 06 R2?
- O que é direito de uso em arrendamento?
- Qual a diferença entre o arrendamento mercantil financeiro e o operacional disposto no CPC 06?
- Será que o contrato é um arrendamento?
- Qual o valor do ativo de direito de uso do arrendatário?
- Posso descontar os pagamentos do arrendamento?
- Qual é o arrendamento operacional?

E a entidade que fornece o direito de usar o ativo subjacente por um período de tempo em troca de contraprestação?
Arrendador é a entidade que fornece o direito de usar o ativo subjacente por um período de tempo em troca de contraprestação.
Quando o arrendador transfere substancialmente todos os riscos e benefícios inerentes à propriedade do ativo subjacente para o arrendatário Trata-se de um arrendamento financeiro?
II. O arrendamento é classificado como arrendamento operacional se transferir substancialmente todos os riscos e benefícios inerentes à propriedade do ativo subjacente. FALSO, Arrendamento mercantil financeiro é aquele em que há transferência substancial dos riscos e benefícios inerentes à propriedade de um ativo.
Qual o objetivo do Pronunciamento Técnico CPC 06 R2?
A revisão do Pronunciamento Técnico CPC 06 (R2) – Operações de Arrendamento Mercantil tem como objetivo principal a atualização das normas contábeis aplicáveis a tais operações. No Brasil a norma só entrou em vigor em 1º de janeiro de 2019. É muito importante, para o seu negócio, saber quais mudanças foram feitas.
O que é direito de uso em arrendamento?
O ativo denominado Direito de Uso é o correspondente àquele que representa o direito do arrendatário de usar o ativo arrendado ao longo do prazo do arrendamento; o passivo gerado em contrapartida representa a obrigação do arrendatário de pagar as prestações ao arrendador durante o prazo do arrendamento, conforme seu ...
Qual a diferença entre o arrendamento mercantil financeiro e o operacional disposto no CPC 06?
Um arrendamento mercantil deve ser classificado como financeiro se ele transferir substancialmente todos os riscos e benefícios inerentes à propriedade. Um arrendamento mercantil deve ser classificado como operacional se ele não transferir substancialmente todos os riscos e benefícios inerentes à propriedade.
Será que o contrato é um arrendamento?
- Na celebração de contrato, a entidade deve avaliar se o contrato é, ou contém, um arrendamento. O contrato é, ou contém, um arrendamento se ele transmite o direito de controlar o uso de ativo identificado por um período de tempo em troca de contraprestação.
Qual o valor do ativo de direito de uso do arrendatário?
- Zé Curioso: “Tá bom professor, mas por qual valor o arrendatário apresenta este item em seu patrimônio?” Na data de início, o arrendatário deve mensurar o ativo de direito de uso ao custo. O custo do ativo de direito de uso deve compreender: (a) o valor da mensuração inicial do passivo de arrendamento (valor presente);
Posso descontar os pagamentos do arrendamento?
- Os pagamentos do arrendamento devem ser descontados, utilizando a taxa de juros implícita no arrendamento, se essa taxa puder ser determinada imediatamente. Se essa taxa não puder ser determinada imediatamente, o arrendatário deve utilizar a taxa incremental sobre empréstimo do arrendatário.
Qual é o arrendamento operacional?
- Arrendamento operacional é o arrendamento que não transfere substancialmente todos os riscos e benefícios inerentes à propriedade do ativo subjacente. Veja maiores detalhamentos no tópico Arrendamento Mercantil (Leasing) no Guia Contábil Online.