adplus-dvertising

Pode usar siglas na redação?

Índice

Pode usar siglas na redação?

Pode usar siglas na redação?

O uso de siglas pode ser um grande aliado para uma boa redação, além de deixá-la objetiva, faz com que economize um bom espaço sempre que ele for limitado, indica um domínio maior sobre o assunto e permite que você varie o vocabulário, evitando repetições desnecessárias.

Como colocar o significado de uma sigla na redação?

Recomenda-se que não se usem pontos entre as letras de uma sigla: escreva-se, assim, “ONU”, e não "O.N.U." – à diferença das abreviaturas, em que o ponto é obrigatório: “pág.”, “etc.”. Siglas e acrônimos devem ser usados com parcimônia, apenas quando absolutamente necessário.

Como fazer uma redação com siglas?

As siglas com até três letras são grafadas em maiúsculas: SUS, PFL, DOU, PM, OAB, USP, PUC, MEC, CEP, MP, URH, ME. As siglas com mais de três letras são grafadas apenas com a inicial maiúscula, desde que possam ser pronunciadas como uma palavra.

O que vem primeiro o nome ou a sigla?

A orientação atual é colocar, depois do nome, a sigla entre parênteses ou usar apenas um travessão, isto é, não precisa fechá-lo como se faz com o parêntese.

O que não se deve usar em uma redação?

5 palavras que não pode usar na redação do Enem de jeito nenhum

  1. “Aí” e “daí” Existem diversas palavras da linguagem falada que são muito comuns também na escrita, certo? ...
  2. Interjeições. ...
  3. Contrações. ...
  4. Vícios de linguagem. ...
  5. “E” repetidamente.

O que fazer na conclusão da redação?

Dicas para fazer uma boa conclusão

  1. Seja breve e não fique “enchendo linguiça” Uma conclusão não deve ser muito longa. ...
  2. Ressalte a ideia principal do texto, retomando a introdução. ...
  3. Resuma tudo o que foi dito. ...
  4. Apresente soluções para o que foi abordado. ...
  5. Usar clichês. ...
  6. Ser prolixo. ...
  7. Argumentar mais. ...
  8. Repetir o que já foi dito.

Como citar OMS na redacao?

SAÚDE. A “Organização Mundial de Saúde” (OMS) define a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afeções e enfermidades”.

Como se lê siglas?

A diferença está na pronúncia: enquanto a sigla é pronunciada letra a letra, ou seja, como se estivéssemos a soletrar (normalmente tem muitas consoantes seguidas), do acrónimo faz-se uma leitura silábica, tal como se fosse uma palavra normal.

Como citar dados em uma redação?

Diferente de outros mecanismos usados em redações, os dados não possuem regra fixa de utilização. Assim, fica a critério do autor localizá-los onde achar mais interessante. Assim, você deve avaliar como esse posicionamento será mais relevante e possuirá maior impacto.

Quantos repertórios usar na redação?

Em que lugar usar o repertório no texto? Essa é a dúvida de muitos vestibulandos! Na verdade, você pode usá-lo onde você quiser, mas os objetivos dele em cada parágrafo do texto são diferentes.

Por que é necessário ter exemplos durante a redação?

  • Durante a redação é necessário ter exemplos? Sim. Os exemplos são necessários para comprovar a existência do problema. Eles sustentam argumentos, assim como os dados estatísticos, pesquisas, fatos comprováveis, citações, depoimentos e alusões históricas. 9. O corretor precisa concordar com meu posicionamento?

Quais são as siglas utilizadas?

  • Na utilização de siglas, observam-se os seguintes critérios: a) Quando mencionadas pela primeira vez no texto, deve-se escrever primeiramente a forma por extenso, seguida da sigla entre parênteses, ou separada por hífen. Perceba que o candidato utilizou, com propriedade, no primeiro parágrafo, as duas formas (hífen e parênteses).

Como ficaria o título de cada sigla?

  • Imagine como ficaria este título se todas as siglas estivessem por extenso: Representantes da Funai, Ibama e Incra reúnem-se com o MST. No entanto, no texto, é interessante apresentar para o leitor o nome completo de cada órgão, não considere que ele conhece o significado de cada sigla, dê essa informação a ele.

Qual o tipo de redação do Enem?

  • Por isso, é indicado que o participante utilize a 3° pessoa, do singular ou do plural, em seu texto. Lembrando que o tipo de redação do Enem é a Dissertação Argumentativa.

Postagens relacionadas: