adplus-dvertising

Como usar o se?

Índice

Como usar o se?

Como usar o se?

Usamos o pronome para indicar uma ação que o próprio sujeito comete, ou seja, indica que a ação do sujeito se volta para ele mesmo. 2. O uso do “se” como pronome apassivador. Este pronome serve para indicar que a frase está na voz passiva, ou seja, o sujeito sofre a ação praticada por outro agente.

O que atrai a partícula se?

Partícula ''que'' atrai o pronome ''se''

Qual a função morfossintática da partícula se?

A partícula SE como CONJUNÇÃO Como conjunção, o SE não possui função sintática, mas tem extrema utilidade no período pois ligará a oração subordinada à oração principal, nas orações adverbiais e nas orações integrantes.

O que é partícula se?

Conhecido também como pronome impessoalizador, símbolo de indeterminação do sujeito, ou ainda como pronome indeterminador do sujeito, sempre aparece junto ao verbo intransitivo, transitivo indireto ou de ligação. Pode até aparecer junto ao verbo transitivo direto, contanto que o objeto direto venha preposicionado.

Como usar o pronome se?

01) Pronome Reflexivo; O pronome se será reflexivo, quando o sujeito praticar a ação sobre si mesmo; será reflexivo recíproco, quando um elemento praticar a ação sobre outro, e o outro praticar a ação sobre o "um". Geralmente o pronome se complementa verbo transitivo direto; raramente, verbo transitivo indireto.

Quando colocar o pronome se?

2) Em termos gerais, quando átono (ou seja, sem autonomia sonora), o pronome (no caso, o se) se "pendura", quanto à pronúncia, no verbo, conforme o melhor som (eufonia): I) Se vem antes do verbo, há próclise. Ex.: "O advogado não se conteve em audiência"; II) Se vem no meio do verbo, há mesóclise.

São palavras atrativas para o caso de próclise?

Próclise é a colocação dos pronomes oblíquos átonos antes do verbo. Usa-se a próclise, obrigatoriamente, quando houver palavras atrativas. São elas: Palavras de sentido negativo: Você nem se preocupou com meus problemas!

O que é uma palavra atrativa?

PALAVRAS ATRATIVAS Palavras existem que, dentro da frase, têm poder de atração sobre os pronomes pessoais oblíquos átonos (o, a, os, as; me, te, se, nos, vos; lhe, lhes). É o que se chama de caso de próclise.

Quais são as funções do SE?

Entre as funções do “se”, estão as de pronome reflexivo e apassivador. Além disso, essa palavra pode ser conjunção, indeterminar o sujeito ou ser uma partícula de realce.

O que significa a conjunção se?

Se será conjunção condicional quando iniciar uma oração subordinada adverbial condicional, em que se expressa uma hipótese ou condição necessária para que se realize ou não a ação principal. ...

Qual a função da partícula se?

  • Neste caso, a frase está na VOZ ATIVA REFLEXIVA, e a partícula “se” é pronome pessoal reflexivo. Sintaticamente, sua função é de OBJETO DIRETO. Os alunos riram-se. Em construções com esta, a partícula SE não possui função sintática, é chamada de expletiva, pois é usada apenas como um realce estilístico. Estarei aqui bem cedo, se tudo der certo.

Por que a partícula se é a melhor escolha?

  • Em construções com esta, a partícula SE não possui função sintática, é chamada de expletiva, pois é usada apenas como um realce estilístico. A partícula SE como CONJUNÇÃO. Veja os exemplos: Estarei aqui bem cedo, se tudo der certo. Não tenho certeza se esta é a melhor escolha.

Qual a partícula do verbo?

  • Ex: Discorda- se do fato. d) Partícula expletiva: não desempenha nenhuma função sintática ao se associar a verbos. e) Partícula integrante do verbo: ligada a verbos pronominais.

Qual a partícula de realce?

  • Faça os exercícios! a) Partícula expletiva ou partícula de realce: virá acompanhando um verbo intransitivo. - Murcham-se as flores. - Eles se foram mais depressa do que eu esperava. b) Parte integrante do verbo: o pronome faz parte de um verbo pronominal. c) Conjunção integrante: inicia oração subordinada substantiva.

Postagens relacionadas: