Devia é ou deveria?

Devia é ou deveria?
As duas grafias – devia e deveria – estão corretas e existem na língua portuguesa. Ambas são conjugações do verbo dever, porém em tempos diferentes. Devia é a conjugação no pretérito imperfeito do indicativo e deve ser usada para indicar um fato que ocorreu no passado, mas que não foi terminado completamente.
Devia ter dito ou deveria ter dito?
Devia está conjugado no pretérito imperfeito do indicativo. Deveria está conjugado no futuro do pretérito do indicativo. Dever significa ter de, precisar, necessitar, carecer, agradecer, ter que.
Qual a diferença entre devia e deveria?
- As duas grafias – devia e deveria – estão corretas e existem na língua portuguesa. Ambas são conjugações do verbo dever, porém em tempos diferentes. Devia é a conjugação no pretérito imperfeito do indicativo e deve ser usada para indicar um fato que ocorreu no passado, mas que não foi terminado completamente.
Qual o pretérito da palavra devia?
- De forma mais específica, a palavra devia está no pretérito imperfeito do indicativo fazendo referência a um fato que aconteceu no passado mas que não terminou sendo uma indicação de continuidade da ação.
Qual a relação entre verbo dever e verbo devia?
- Relacionadas ao verbo dever, as duas formas existem em Língua Portuguesa e estão absolutamente corretas, porém, deveria e devia correspondem a tempos verbais diferentes e, por isso, são usados em contextos variados da mesma forma. Deveria corresponde à conjugação do futuro do pretérito do modo indicativo.