Deve ter chegado ou deve ter chego?
Índice
- Deve ter chegado ou deve ter chego?
- Não tinha chego a tempo ou não tinha chegado a tempo?
- Quando usar chegado chego?
- É certo dizer eu tinha trago?
- Qual o correto trazido ou trago?
- Quando devo usar trago é trazido?
- Como pode abolir a palavra chego?
- Qual o significado do particípio “chego”?
- Quais são os passos de “chego” de Luana?
- Qual a relação entre trazer e chegar?
![Deve ter chegado ou deve ter chego?](https://i.ytimg.com/vi/q4D4K76I5ro/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLBddXf5GR86lMNRpDnR_TtbMeeEGg)
Deve ter chegado ou deve ter chego?
O verbo CHEGAR, por exemplo, só apresenta uma forma para o particípio, que é a forma regular CHEGADO. Portanto devemos dizer sempre: “Ele tinha chegado atrasado.” ... É inaceitável o uso de CHEGO como particípio.
Não tinha chego a tempo ou não tinha chegado a tempo?
Ou seja, chego não existe. Exite apenas a variação chegado. Assim sabemos que o correto é: Não tinha chegado a tempo.
Quando usar chegado chego?
“chego” é apenas a conjugação da 1ª pessoa do singular (eu) no presente do indicativo; “chegado”, por sua vez, é a conjugação no particípio.
É certo dizer eu tinha trago?
O particípio do verbo “trazer” é muito confundido pela maioria das pessoas no ato da comunicação. O uso de expressões como “Eu tinha trago dinheiro suficiente” é bastante comum. ... O correto é dizer “trazido”, pois essa é a única forma do particípio do verbo trazer. Na língua padrão a forma “trago” não é aceita.
Qual o correto trazido ou trago?
É inaceitável, portanto, o uso da forma “trago” como particípio: "Perguntou à aluna se ela tinha trago o trabalho." Diga sempre TINHA TRAZIDO, HAVIA TRAZIDO, FOI TRAZIDO.
Quando devo usar trago é trazido?
Contudo, ou o indivíduo opta por uma forma, a qual pode não ser a correta ou fica na dúvida: trago ou trazido? O correto é dizer “trazido”, pois essa é a única forma do particípio do verbo trazer. Na língua padrão a forma “trago” não é aceita.
Como pode abolir a palavra chego?
- Chega de chego! Pode abolir do seu vocabulário porque, na norma culta da língua, essa palavra não existe, assim como não existem as demais formas: Trago (a forma correta é trazido, no particípio regular) Abrido (a forma correta é aberto, no particípio irregular)
Qual o significado do particípio “chego”?
- O particípio “chego” é uma criação popular documentada por linguistas em diferentes regiões de nosso país, em frases como “Na hora da briga, eu ainda não tinha chego ”. Em versão substantivada também tem forte presença na língua oral informal, numa expressão como “dar um chego”, isto é, “dar um pulo, uma passada” em algum lugar.
Quais são os passos de “chego” de Luana?
- Pode ser que um dia “chego” siga os passos de “pego”, mas, enquanto isso não ocorrer, Luana deve escrever “Eu não havia chegado” – e fim de papo. Envie sua dúvida sobre palavra, expressão, dito popular, gramática etc. Às segundas, quartas e quintas-feiras o colunista responde ao leitor na seção Consultório.
Qual a relação entre trazer e chegar?
- O verbo “trazer” e “chegar” apresentam somente as formas regulares do particípio: trazido e chegado. É comum a associação destes verbos com outros que admitem duas formas de particípio, o que faz com que o falante acredite estar correto quando diz “Esse sapato foi trago para mim”.