adplus-dvertising

Qual é o conceito do modo verbal indicativo?

Índice

Qual é o conceito do modo verbal indicativo?

Qual é o conceito do modo verbal indicativo?

O modo indicativo é usado geralmente para indicar ações verbais tidas como reais ou verossímeis, certas de ocorrerem em algum momento no passado, no presente ou no futuro. O modo indicativo tem seis tempos verbais entre presente, passado e futuro.

Qual a função do modo indicativo?

O modo indicativo é um modo verbal que expressa uma certeza, um fato. Há divisões e subdivisões, no caso do pretérito e do futuro.

O que são os modos verbais?

Os modos verbais são definidos como indicadores de como os verbos serão expressados, podendo ser classificados em: indicativo, subjuntivo e imperativo. Cada um desses tipos tem as suas características e particularidades, e você vai conhecê-las agora.

Quais são os modos verbais?

  • Os modos verbais estão intimamente ligados aos tempos presente, passado e futuro. O modo indicativo manifesta ações habituais, bem como expressa tanto fatos presentes, como passados ou futuros. O modo subjuntivo manifesta desejos ou hipóteses no tempo presente, bem como no passado e no futuro.

Quais são os modos verbais destacados?

  • 1. Indique os modos verbais destacados abaixo. a) Suponho que ela esteja em casa. b) Não vou a lado nenhum com você. c) Cantava como um rouxinol. d) Continuaria se mais lhe dessem atenção. e) Se estudasse, poderia tirar boas notas. f) Quando eu estudar serei o melhor aluno da turma. g) Não farei nada enquanto você não chegar. h) Fala tu! 2.

Quais são os modos do verbo indicativo?

  • Modos Verbais 1 Indicativo. Por exemplo: Eu sempre estudo. 2 Subjuntivo. Por exemplo: Talvez eu estude amanhã. 3 Imperativo. Por exemplo: Estuda agora, menino. Além desses três modos, o verbo apresenta ainda formas que podem exercer funções de nomes (substantivo, adjetivo, advérbio), sendo por isso denominadas formas nominais.

Qual a diferença entre tempo verbal e tempo real?

  • Além dessa, expressam também a categoria de modo, em português, agregada morfologicamente a de tempo, nas desinências modo-temporais. É de tempos e de modos que trataremos aqui. Cabe alertar que o tempo verbal não se confunde com o tempo real, sendo o primeiro uma interpretação que cada língua faz do segundo.

Postagens relacionadas: