adplus-dvertising

Quando acaba as medidas cautelares?

Índice

Quando acaba as medidas cautelares?

Quando acaba as medidas cautelares?

A lei permite que as medidas cautelares sejam decretadas desde o inicio da investigação até antes do transito em julgado, e podem ser aplicadas em qualquer infração que tenha pena restritiva de liberdade, desde que atenda aos requisitos do artigo 282: necessidade de garantia da lei e do processo penal e adequação da ...

O que ocorre se houver o descumprimento injustificado das medidas cautelares diversas da prisão?

Da leitura do § 4o do art. 282 do CPP, constata-se que no caso de descumprimento das medidas cautelares impostas, a decretação da prisão preventiva será possível.

É vedado ao juiz a revogação da prisão preventiva ou novamente decretá la devendo tal requerimento ser feito pelo MP ou a parte interessada?

Art. 316. O juiz poderá, de ofício ou a pedido das partes, revogar a prisão preventiva se, no correr da investigação ou do processo, verificar a falta de motivo para que ela subsista, bem como novamente decretá-la, se sobrevierem razões que a justifiquem.

Quando o juiz pode revogar a medida cautelar?

§ 5o O juiz poderá revogar a medida cautelar ou substituí-la quando verificar a falta de motivo para que subsista, bem como voltar a decretá-la, se sobrevierem razões que a justifiquem.

O que é medida cautelar no Processo Penal?

O Código de Processo Penal prevê algumas medidas cautelares. Ou seja, medidas que visam a garantia do processo, antes da sentença penal. Entre as medidas cautelares mais comuns, estão algumas espécies de prisões processuais, como a prisão em flagrante e a prisão preventiva por exemplo.

É possível cumular mais de uma medida cautelar diversa da prisão?

Na doutrina, as lições de Renato Brasileiro de Lima são elucidativas ao caso, narrando que “na hipótese de prisão cautelar (ou internação provisória), não será possível a cumulação com outra medida cautelar, uma vez que já se estará impondo ao acusado o grau máximo de restrição cautelar, privando-o de sua liberdade de ...

Qual a finalidade é importância das medidas cautelares diversas da prisão?

De acordo com o Código de Processo Penal, para assegurar a devida segurança no processo, antes da sentença penal condenatória, é necessário haver medidas cautelares diversas da prisão, essas medidas cautelares são distintas da prisão em flagrante e da prisão preventiva e são consideradas menos severas do que estas.

Quando no curso da investigação criminal somente a requerimento da autoridade policial ou do Ministério Público pode o juiz decretar a imposição de medida cautelar?

§ 2º As medidas cautelares serão decretadas pelo juiz a requerimento das partes ou, quando no curso da investigação criminal, por representação da autoridade policial ou mediante requerimento do Ministério Público.

Quando o juiz aplica medidas cautelares diversas da prisão caso o réu não concorde qual is medida S poderá tomar?

§ 4o No caso de descumprimento de qualquer das obrigações impostas, o juiz, de ofício ou mediante requerimento do Ministério Público, de seu assistente ou do querelante, poderá substituir a medida, impor outra em cumulação, ou, em último caso, decretar a prisão preventiva (art. 312, parágrafo único).

Como revogar uma medida cautelar?

§ 5o O juiz poderá revogar a medida cautelar ou substituí-la quando verificar a falta de motivo para que subsista, bem como voltar a decretá-la, se sobrevierem razões que a justifiquem. (Incluído pela Lei nº 12.403, de 2011).

Postagens relacionadas: